Salvador

Motorista denuncia multas em ultrapassagem de veículos parados; Transalvador nega

Reprodução// Vídeo

Multas ocorreram na Rua Nossa Senhora do Resgate, no bairro do Cabula,

Publicado em 01/08/2022, às 21h01    Reprodução// Vídeo    Redação Bnews

Um motorista fez um vídeo para reclamar de multas que estão sendo aplicadas na Rua Nossa Senhora do Resgate, no bairro do Cabula, em Salvador. No vídeo, ele explica que as multas são por atravessar a faixa amarela no chão.


"Como vocês estão vendo, o carro teve que passar porque a pessoa está fazendo descarga, o pessoal do mercadinho, todo mundo atravessando em cima da linha (faixa amarela), e a câmera está ali. Então quero que a Transalvador me explique como que me dá uma multa de R$ 1500 em um trecho desse", afirmou.


O BNews teve acesso a uma multa em que a descrição da infração é de "ultrapassar pela contramão linha de divisão de fluxos opostos, contínua amarela", no valor de R$ 1.173,88.


Procurada pelo BNews, a Transalvador negou que as alegações do vídeo não têm fundamento e explicou que "fazer uma passagem à esquerda de um veículo parado na via, seja por situação de carga e descarga ou embarque e desembarque, é permitida por lei e sequer configura uma infração de trânsito". 


Segundo o órgão, as multas aplicadas são referentes "às ultrapassagens irregulares sobre faixa contínua feitas por condutores no local. Vale lembrar que, diferentemente de uma passagem, uma ultrapassagem ocorre quando o veículo sai da sua faixa, ultrapassa um outro veículo em movimento pela contramão e retorna à sua faixa de origem. As ultrapassagens são manobras arriscadas e apresentam risco iminente de um grave tipo de acidente: colisão frontal com os veículos que trafegam no sentido oposto".   


"A proibição dessa conduta em algumas vias é reforçada pela sinalização horizontal de faixa contínua, como é o caso de quase todo a extensão da Rua Nossa Senhora do Resgate", finalizou em nota.

Confira:

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre