Salvador

Natal para quem tem fome: ONG de Salvador organiza ceia a pessoas em situação de rua

Reprodução/Instagram
Salvador Invisível arrecada doações para evento de natal, que será no dia 18 de dezembro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 10/12/2021, às 06h03   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil fechou o ano de 2020 com mais da metade da população - 116 milhões de pessoas - com algum grau de insegurança alimentar e ao menos 19 milhões passando fome. Os dados são de um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Pensando em contornar parte dessa situação, a ONG Salvador Invisível atua desde 2019, prestando assistência à população em situação de rua. Entre as ações, acontece em 2021, pelo terceiro ano consecutivo, o natal da entidade.

O projeto do evento natalino surgiu logo no ano de criação da ONG, em 2019, com o intuito de proporcionar uma ceia a quem enfrenta a fome o ano inteiro. Ao todo, 200 assistidos foram contemplados com a refeição, que teve ainda outras atividades, como um salão de beleza, roda de conversa e brincadeiras.

O assistido da ONG Roque Da Juda, que participou do primeiro evento, conta que foi a primeira vez que participou de uma ceia de natal. “Foi a minha primeira experiência, nunca tinha tido a oportunidade. Eu não teria condições de fazer uma ceia, assim como os outros assistidos. Faz muita diferença”, celebrou ele, em depoimento ao BNews.

Roque, assim como outras pessoas auxiliadas pela SSA Invisível, conseguiu sair da situação de rua depois de 2019 e hoje mora em uma casa com a esposa.

Em 2020, a pandemia veio como um balde de água fria para os planos do natal da organização. O evento planejado não tinha condições de acontecer, mas a ONG decidiu manter a ação de alguma forma. No ano passado, então, a ceia foi entregue em 160 marmitas aos assistidos.

Neste ano, o Natall Inclusive, como foi chamado, pretende ser a maior edição até o momento. A ideia é atender 250 pessoas em situação de rua. Para isso, a ONG planeja arrecadar R$ 15 mil e coleta doação financeira por meio do pix [email protected].

O diretor de demandas da SSA Invisível, Fagner Coelho, contou ao BNews que a edição deste ano terá um motivo ainda mais especial.

“Nosso objetivo é sempre trazer esperança, fazer com que eles saibam que é possível mudar de vida. Mas dessa vez, depois de mais de um ano sem contato direto com nossos assistidos, a gente vai poder reforçar o vínculo com quem já estava no projeto e criar vínculo com quem entrou no meio da pandemia. Por isso, estamos planejando que esse seja o maior evento de natal que já tivemos.”

Além da ceia, o evento terá uma orquestra, recitação, teatro de fantoche, roda de conversa e uma homenagem aos assistidos da organização que faleceram vítimas de Covid-19.

Ainda por causa da pandemia, a ação terá marmitas prontas. O natal será na Praça da Piedade, como em 2019, no dia 18 de dezembro, das 17h às 22h.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp