Salvador

'O Hospital Ana Nery atende até 3 vezes mais do que atendia quando o recebemos em 2010', afirma diretor

Joilson Cesar/BNews
Inauguração de requalificação da unidade de saúde pública aconteceu nesta terça-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar/BNews

Publicado em 06/09/2022, às 09h22 - Atualizado às 09h24   Redação BNews com informação do repórter Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

A requalificação interna do Hospital Ana Nery foi inaugurada na manhã desta terça-feira (6). Dentre as novidades na unidade de saúde pública estão a ampliação da UTI Cardiológica Infantil, a implantação da farmácia e a modernização de setores como ambulatório e laboratório. No geral, o investimento do governo do estado contabilizou cerca de R$ 2,5 milhões. 

De acordo com o diretor geral do Hospital Ana Nery, Dr. Luiz Carlos, as modificações na unidade vão auxiliar nos atendimentos e prestação de serviços para a comunidade baiana. Além disso, ele ressaltou o benefício de poder contar com novos leitos, feito que é considerado pelo gestor como representativo.

"Hoje, o hospital atende duas a três vezes mais do que atendia quando recebemos ele em 2010. Estamos aqui não só requalificando, mas aumentando a capacidade operacional da UTI cardiopediátrica, a única da categoria do estado de rede própria, que passa de 8 para 19 leitos, o que é uma capacidade muito importante. É essa UTI que permite que nós façamos entre 25 e 30 procedimentos de cirurgia cardíaca primária todos os meses", disse Luiz Carlos.

Ainda segundo o diretor do Hospital Ana Nery, que está na gestão da unidade de saúde pública desde 2014, a capacidade do serviço de cardiopatia congênita será favorecida, sobretudo para o público infantil. "Isso vai permitir que a gente dobre a capacidade de acolhimento das crianças com cardiopatia congênita", analisa.

Em função das intervenções feitas no hospital, o corpo diretório da unidade precisará fazer algumas intervenções internas para administrar as mudanças atuais. É o que explica Luiz Carlos.

"A área da antiga UTI vai continuar servindo para operacional, vamos decidir se a UTI nova fica com a cardiologia adulto ou se vai ser um leito da enfermaria. A área do laboratório vai ser desocupada, a gente pode receber uma nova máquina de hemodinâmica e atender a demanda crescente de cateterismo cardíaco e de cateterismo de membros inferiores que o estado tanto precisa", comenta.

O evento de entrega da requailificação do Hospital Ana Nery contou com a presença de personalidades do estado, como o governador Rui Costa, e a secretária estadual de Saúde, Adelia Pinheiro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp