Salvador

Pavilhão na Lapinha será requalificado em homenagem ao 2 de Julho; saiba detalhes

Foto: Betto Jr./Secom
Reforma do Pavilhão é uma forma de valorização da cultura baiana  |   Bnews - Divulgação Foto: Betto Jr./Secom

Publicado em 07/03/2023, às 15h24   Natane Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

Este ano será celebrado o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, e Salvador receberá um memorial em homenagem ao 2 de Julho, na requalificação do Pavilhão na Lapinha, assim como a restauração dos carros alegóricos e imagens do Caboclo e da Cabocla.

O prefeito Bruno Reis compartilhou alguns detalhes sobre a iniciativa nesta segunda-feira(7), durante assinatura da ordem de serviço para o início das obras. 

Durante a reforma, estarão sendo feitas a instalação de um memorial que vai permitir a visitação pública ao longo de todo o ano, uma pequena exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia e a ação de preservação a cultural do Pavilhão da Lapinha

Bruno Reis comentou as pretensões para a reforma, destacando a importância do monumento. “Iremos restaurar e resgatar um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade, que é este pavilhão. O imóvel retrata a data mais importante de nossa história e isso precisa ser enaltecido, preservado e transmitido para as gerações futuras. A Prefeitura tomou a decisão, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), de implantar esse memorial, que contará a história da Independência da Bahia e dos festejos ao 2 de Julho”, afirmou.

Segundo o prefeito, serão construídos três pavimentos no fundo do lote, abrigando elevador, sanitários, área de exposição e sala administrativa na a implantação do memorial.

Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), destaca a importância de inserir uma arquitetura contemporânea que conte a história do local. “Os elementos simbólicos referenciais da história da Independência do Brasil na Bahia passarão a contar com um espaço apropriado e digno da sua importância e poderão ser visitados e cultuados dignamente”, comentou.

De acordo com Joaci Góes, presidente o IGHB, a reforma do novo espaço dará aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história do local e em sua simbologia. “Entre 80% e 90% dos baianos não compreenderam ainda o que representa o 2 de julho. Muitos pensam simplesmente com uma festa bonita e animada, mas não sabem na realidade que a data foi a consolidação da Independência do Brasil. Sem o 2 de Julho teria havido um fracionamento do país do mesmo modo que aconteceu com as colônias espanholas da América do Sul. Foi a Bahia que permitiu que o Brasil tivesse hoje as dimensões que ele possui”, detalhou. 

As reformas no pavilhão ficarão a cargo da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), enquanto o restauro dos carros e das imagens do Caboclo e da Cabocla será executado pelo artista plástico e restaurador José Dirson. 

O Pavilhão 2 de Julho reúne uma história de acontecimentos marcantes para a cultura de Salvador. Sua reforma é um movimento de valorização da cultura baiana, resguardando o espaço e transformando o monumento histórico para que perdure na sociedade atual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp