Salvador

Salvador alcança 80% de cobertura na vacinação das crianças contra a influenza

MS
Meta da SMS é completar 90% de vacinados contra a influenza na capital baiana  |   Bnews - Divulgação MS

Publicado em 23/12/2021, às 12h19   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador registrou um recorde de público no primeiro mega mutirão de vacina contra Influenza (nome científico da gripe), realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última sexta-feira (17), registrando um total de 74.099 (setenta e quatro mil, noventa e nove) imunizados/as contra o vírus. O grande destaque foi a vacinação do público infantil que após a ação alcançou 80% de cobertura vacinal, com mais 139.088 doses aplicadas, entre 12 de abril e 21 de dezembro de 2021.

A vacinação da população em geral, entre gestantes, trabalhadores/as da saúde, puérperas e idosos ascendeu de 58 % para 60%. Entre 12 de abril e 21 de dezembro de 2021 um total de 809.655 pessoas foram imunizadas em Salvador. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade. O dado final foi atualizado pela pasta na manhã desta quinta-feira (23).

A estratégia mobilizou 90 pontos entre fixos, drives e volantes, além de centenas de profissionais. O resultado expressivo foi comemorado pelo gestor da Secretaria Municipal da Saúde. “Tivemos uma extensa campanha contra a influenza durante o ano, mas com baixa adesão. O rápido crescimento de casos de gripe no Rio de Janeiro, caracterizado logo após como surto da doença na cidade, me levou a tomar medidas rápidas como a solicitação de doses extras para o município de Salvador e ampliação de unidades de referência para imunização, além de inúmeros apelos na imprensa para que a população buscasse a vacina. Os números que conquistamos ontem foram extremamente positivos e são de extrema importância para proteger vidas e impedir a circulação do vírus na nossa cidade”, afirmou Leo Prates.

A SMS destaca, entretanto, que a população deve continuar procurando um dos mais de vinte postos para se vacinarem, vez que subiu para 238 o número de casos de gripe registrados esse ano em Salvador. Desse total, 209 ocorrências foram confirmadas para o subtipo de influenza H3N2. Até o momento, dois óbitos em decorrência de complicações da doença foram notificados no município. A maioria dos acometidos pelo vírus H3N2 estão na faixa etária entre 20 a 49 anos de idade – 97 pessoas com diagnósticos confirmados estão nessa faixa de idade.

Confira a lista dos postos:

DS Pau da Lima
. USF Vila Canária
. USF Dom Avelar
. USF Nova Brasília
. USF Pires da Veiga

DS Brotas
. UBS Manoel Vitorino

DS Barra
. Multicentro Adriano Pondé

DS Centro Histórico
. Multicentro Carlos Gomes

DS Liberdade
. Multicentro Professor Bezerra Lopes

DS Itapuã
. USF Mussurunga 1

DS São Caetano Valéria
. USF Antônio Lazzarotto
. USF Frei Benjamin

DS Itapagipe
. USF Joanes Leste
. USF Joanes Centro Oeste

DS Cajazeiras
. USF Yolanda Pires
. USF Cajazeiras IV

DS Cabula/Beiru
. USF Fernando Filgueiras

DS Suburbio Ferroviário
. USF São João do Cabrito
. USF Alto do Cruzeiro
. USF Alto da Terezinha
. USF Alto de Coutos 1
. USF Fazenda Coutos 1
. USF Estrada da Cocisa

DS Boca do Rio

Leia também: Brasil tem 27 casos confirmados da variante Ômicron, diz Ministério da Saúde

Governo Bolsonaro impõe vacina obrigatória para turistas estrangeiros; veja regras

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp