Salvador

Salvador quebra recorde de atendimentos pelo Cadastro Único em 2022

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Foram 308.355 atendimentos, segundo a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Divulgação

Publicado em 23/12/2022, às 18h13   José Ivan Neto


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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), bateu o recorde de números de atendimentos do Cadastro Único em 2022. De acordo com o órgão, de janeiro até o final de novembro, a Sempre realizou 308.355 atendimentos, superando em mais de 160 mil o número de 2021. 

A Sempre, através do setor de Gestão do Cadastro Único, informou que até o mês de novembro, 494.383 famílias estavam inscritas na plataforma. Além disso, de acordo com a folha do Sistema de Benefícios do Cidadão da Caixa Econômica Federal (Sibec) de dezembro, o Governo Federal concedeu o benefício Auxílio Brasil para 301.595 famílias.

Daniel Ribeiro, secretário da Sempre, acrescentou que Salvador é a capital do Nordeste que mais investe em assistência social. Mais de R$260 milhões foram investidos em 2022 na área.

“Isso demonstra o esforço da Prefeitura de Salvador para levar esses serviços para quem mais precisa. Temos consciência de que houve um empobrecimento da população em todo país durante a pandemia, só restando benefícios sociais para passar essa fase de dificuldade. A inclusão de soteropolitanos no Cadastro Único (CadÚnico) é uma das portas de entrada, para concessão da maioria dos benefícios, que visam amenizar a vulnerabilidade de diversas famílias, por isso o nosso empenho na ampliação dos atendimentos”. 

A Sempre promove, de segunda-feira a sábado, o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa. A identificação das localidades que irão receber a ação acontece por meio de um mapeamento das demandas por atualização. A inclusão de novos cadastros também é realizada onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza

Dessa forma, as famílias que residem mais afastadas das sedes dos serviços são alcançadas. Diversas feiras sociais em parceria com as Prefeituras-Bairro ocorreram em 2022 para também atender a população. 

Somente através do CadÚnico Itinerante, foram efetuadas mais de 260 ações em mais de 100 bairros de Salvador, com 8,6 mil atualizações cadastrais realizadas e 13,1 mil novas inscrições no Cadastro Único.

Os atendimentos nos 29 postos fixos são realizados apenas após agendamento. Para conseguir agendar, utilize as ferramentas: aplicativo Fala Salvador Cidadão ou site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br. O agendamento é automatizado, através de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado. 

Classificação Indicativa: Livre

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