Salvador

Sturaro é cauteloso sobre a mudança do Carnaval: 'não de maneira imediatista'

Reprodução/Youtube (@BnewsTV)
Sturaro é ex-comandante de operações da PM e coordenou policiamento na última folia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube (@BnewsTV)

Publicado em 10/06/2022, às 11h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A mudança do Circuito Barra-Ondina para a Boca do Rio dividiu opiniões. Há quem diga que o bairro da Barra já não comporta milhões de pessoas que seguem nos dias de folia em direção às Gordinhas. Outras pessoas afirmam que a mudança pode descaracterizar a festa momesca. A segurança, devido ao grande número de pessoas, pode ser um ponto relevante que a prefeitura de Salvador levará em consideração na hora de bater o martelo.

O ex-comandante da Polícia Militar da Bahia e coronel da reserva, Humberto Sturaro, é cauteloso quando questionado sobre a transferência. Para ele, tudo deve ser pensado de uma forma organizada e não de uma “maneira imediatista”.

O anúncio do estudo da mudança foi feito por Bruno Reis na terça-feira (7), durante uma coletiva de imprensa. O gestor disse que a prefeitura dará início a uma grande intervenção viária nos bairros da Boca do Rio, Pituaçu e Piatã, mas não deu um prazo de quando dará a palavra final sobre o tema. A mudança também é pensada pelo Conselho do Carnaval, representantes dos blocos e o governo do estado.

“Toda mudança não pode acontecer de forma abrupta, veja como surgiu o Carnaval da Barra, o do Centro não acabou, foi sendo planejado, um dia, dois, e hoje é o sucesso que é. A Barra hoje é um espaço que necessita ser replanejado, quando você coloca corda, trio, povo, ambulante, polícia, realmente, o espaço fica de um jeito que não traz conforto, mas até uma certa insegurança. Quando se fala em mudança de local é preciso analisar toda a estrutura, transporte, acesso, saída, segurança ao redor e comodidade”, disse Sturaro ao BNews.

Leia também:

Inclusive a prefeitura publicou na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (9), a desapropriação de áreas do canteiro central da orla da capital baiana, entre os bairros de Pituaçu e Patamares, o que aumentou os rumores sobre a possível mudança.

Segundo o Conselho do Carnaval a ideia não é acabar com a folia na Barra-Ondina, mas levar para lá atrações consideradas mais alternativas. Com isso, aquelas que arrastam o maior número de foliões estariam na Boca do Rio.

“Acredito que toda a mudança é saudável, mas de forma organizada, porque pode trazer consequências piores. É uma situação que precisa ser discutida como todos aqueles que fazem o Carnaval, principalmente aqueles que proporcionam que Salvador seja nessa época um dos lugares mais valorizados do Brasil”, completou.

O comandante da reserva, que no último carnaval, em 2020, esteve à frente das operações, diz ainda que já tinha sentido os sinais da lotação do circuito.

“Tínhamos que pensar numa reestruturação da Barra no que diz respeito ao quesito espaço, principalmente na distribuição dos ambulantes para que a gente pudesse distribuir nosso policiamento, ao mesmo tempo que não atrapalhasse o deslocamento das pessoas, dando o maior conforto à população”, finalizou Sturaro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp