Eventos / São João

São João está garantido em 77 municípios baianos

Divulgação
Governo vai contribuir com R$ 3,75 milhões para a festa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/05/2013, às 08h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A festa junina está confirmada em 77 municípios baianos. Um convênio para a realização da festa foi assinado nesta sexta-feira pelo governador Jaques Wagner, o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e por prefeitos dos municípios envolvidos. O governo vai contribuir com R$ 3,75 milhões para a festa.

Wagner também comentou sobre os efeitos da seca e o reflexo da estiagem nas festas juninas do interior. “Sabemos das dificuldades de algumas cidades que estão sofrendo com a seca, por isso estamos trabalhando para minimizar os problemas, oferecendo o Bolsa Estiagem, Garantia Safra, construção de adutoras, entrega de equipamentos e muitas outras ações”.

Leonelli também defendeu a realização da festa. “É uma aplicação que tem retorno, porque as cidades, mesmo aquelas que estão sofrendo com a seca, precisam de uma atividade econômica. É a canjica, o licor, o amendoim, é a agroindústria e a atividade do comércio também. No São João se vende mais cerveja e mais tênis que no Carnaval. É uma atividade econômica da maior importância, mas é claro que os municípios que estão sofrendo com a seca, que não têm água para beber não devem fazer o São João”.

Entre as cidades contempladas estão Mucugê, Rio de Contas, Jequié, Amargosa e Cardeal da Silva. Os municípios apresentaram a documentação completa e foram classificados em cinco categorias: população, tradição da festa, estrutura e capacidade de atração de fluxo turístico, dimensão do evento e presença de manifestações culturais tradicionais do período junino.

A cidade de Uibaí também se enquadrou nas exigências. “A festa na nossa cidade é realmente muito tradicional, mantida até hoje, inclusive com o forró pé de serra. Acredito que este tenha sido o principal fator para termos conseguido o patrocínio e, dificilmente, com o momento que vivemos de estiagem, teríamos conseguido manter a festa sem esta ajuda”, declarou o prefeito da cidade, Pedro Rocha.


Leia também:

Leonelli faz balanço do Salão do Turismo e garante recursos para o São João



Matéria publicada dia 24 d emaio às 18h27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp