Saúde

Sesab entrega 15 novos leitos na maternidade Tsylla Balbino

Publicado em 16/05/2016, às 18h49   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

 A Maternidade Tsylla Balbino, localizada na Baixa de Quintas, em Salvador, ganhou 15 novos leitos nesta segunda-feira (16). Os dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e cinco da Ucin Canguru foram entregues pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e pela titular da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Olívia Santana. Com o investimento de R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado da (Sesab) segue qualificando e ampliando a rede de assistência materno-infantil.
Segundo o secretário, em 2015, somente na rede própria do Estado, mais de 40 leitos foram abertos em maternidades. Em 2016, o Governo entregou 43 novos leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), sendo 20 de UTI Neonatal e 23 de cuidados semi-intensivos pediátricos. "Nosso compromisso é descentralizar a assistência, ampliar o número de leitos e melhorar a qualidade do atendimento", disse Vilas-Boas. Ele informou que, neste ano, estão previstos "mais de R$ 60 milhões na requalificação de 25 maternidades [no] estado e do Hospital da Mulher com 137 leitos".
Realizando, em média, 900 atendimentos e 300 partos por mês, a Maternidade Tsylla Balbino oferece serviço de pré-natal completo, incluindo consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. A unidade disponibiza também atendimento a gestantes em psicologia e odontologia preventiva.Na opinião da diretora da unidade, Rita Calfa, além dos benefícios práticos das melhorias para a população, há um caráter simbólico. "O mês de maio é especial, pois se comemora o Dia das Mães e dos profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que tanto se dedicam e contribuem para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp