Saúde

Unidade móvel da Hemoba na Paralela recebe doações para estoque no São João

Publicado em 21/06/2016, às 08h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) realiza a partir desta terça-feira (21) uma campanha no estacionamento do Shopping Paralela, na Avenida Luiz Viana Filho, para coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea, com objetivo de reforçar o estoque para atender as demandas do período de São João.
Até quarta-feira (22), das 8h às 17, os doadores voluntários devem ir à unidade móvel com documento original com foto, estar em boas condições de saúde e bem alimentado. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 quilos.
Não podem doar mulheres grávidas ou que estejam amamentando, usuário de drogas e portadores de doenças transmissíveis pelo sangue (como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas). 
Os doadores não podem consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Para cadastramento de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos, e realizar a coleta de apenas  5ml de sangue para testes de compatibilidade.
Segundo o governo baiano, o estoque de doações na Bahia é de 1%, no Brasil esse número chega a 1,7%, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doação da população de um país deve ser de 3% para considerar satisfatória.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp