Saúde

Governo injeta R$ 9,6 mi e atendimento para pacientes do HAM é ampliado

Publicado em 26/12/2016, às 10h18   Vinicius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa autorizou na manhã desta segunda-feira (26), a assinatura contrato entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a Liga Bahia Contra o Câncer, mantenedora do Hospital Aristides Maltez. O acordo vai injetar R$ 9,6 milhões na unidade especializada em tratamento contra o câncer.
Na ocasião, o chefe do Executivo, ao lado da primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, destacou a importância do apoio à instituição que assim como as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e o Martagão Gesteira, se destacam no atendimento humanitário. "Além do atendimento técnico e científico, nós temos nestas instituições atendimento humano", disse Rui. 
Na oportunidade, o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, lembrou da importância da iniciativa como apoio à unidade filantrópica. Segundo o titular da pasta, o governador está viabilizando atendimento não só para pacientes da capital, mas de todo estado. 
Para o presidente do hospital, Aristides Maltez Filho, o acordo demonstra sensibilidade do governo. "Esta é uma grande entrega. Um ramalhete de esperança".
A assinatura do contrato permitirá a ampliação dos procedimentos voltados a pessoas com câncer como consultas clínicas, pediátricas, cirurgias oncológicas, exames laboratoriais, anatomia patológica, imuno-histoquímica, radiologia, ultrassonografia, tomografia, ressonância e quimioterapia. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o final do ano, terão sido registrados 25 mil novos casos de câncer na Bahia.
O governador também anunciou que pediu à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) a isenção do ICMS da fatura de energia do HAM, a exemplo do que já acontece com a conta de água expedida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp