Saúde

Bahia já registra 556 casos de meningite este ano

Publicado em 15/08/2011, às 17h41   Tanara Régis



A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que  o rodoviário Osvaldino dos Santos de Carvalho, 52, foi mais uma vítima de meningite na Bahia. Osvaldino faleceu na manhã desta segunda-feira (15), no Hospital Agenor Paiva (bairro do Bonfim, em Salvador), onde se internou na noite de sábado (13).

De acordo com o portal G1, familiares da vítima relatam que os únicos sintomas apresentados foram dores de cabeça e na coluna. A Sesab já confirmou que a meningite que levou Osvaldino à morte foi do tipo C. O rodoviário será enterrado às 16h, desta segunda, no Cemitério Plataforma, e deixa a mulher, com que era casado há 32 anos, e  três filhas.

Dados da Sesab apontam que a Bahia já registrou 556 casos de meningite até o dia 30 de julho deste ano. Do total, 58 pacientes morreram. O órgão afirma que o número é inferior ao mesmo período do ano passado, quando 87 pessoas morreram, das 1.006 que contraíram a doença.

Em 2010, a Sesab realizou campanha de vacinação contra a meningite tipo C, para crianças menores de 5 anos e jovens de 10 a 24 anos. Segundo Fátima Guerra, diretora da Campanha de Imunização da Sesab, este ano não acontecerá a campanha porque o número de casos não evidencia ainda situação de risco.

"Para realizarmos uma campanha é necessário que, com base em dados diários e continuos, se verifique uma situação de risco ou surto da doença. Vale ressaltar, que dos 556 casos apontados neste ano, nem todos são meningite do tipo C", explica Guerra. 

A diretora lembra ainda que, neste ano, já existe calendário de vacinação contra meningite C para as crianças com menos de 1 ano. Quanto aos adultos, além das vacinas em clínicas particulares, pode-se prevenir adotando práticas de higiene pessoal e evitando frequentar ambientes fechados e pouco arejados. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp