Saúde

Pais encontram problemas para vacinar filhos contra influenza no Salvador Norte Shopping

Reprodução
Shopping diz que orientação de não vacinar crianças é da SMS. Secretaria explica que centros comerciais se opõem à vacinação desse público  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/05/2018, às 11h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A redação do BNews recebeu denúncia de um cliente, um pai que levou o filho para vacinar contra a influenza no Salvador Norte Shopping, dentro do "Dia D", da campanha nacional de vacinação, e foi impedido por conta de uma orientação da administração do centro comercial. O denunciante afirmou ao BNews que o shopping não queria se vincular às imagens das crianças chorando após a vacinação e que ia procurar o centro de atendimento e registrar uma reclamação.

Em contato com a assessoria do Salvador Norte Shopping, o BNews foi informado de que o distrito de Itapoan recebeu a "orientação de secretaria Municipal de Saúde (SMS)" de que era para evitar vacinar crianças com menos de dez anos fora dos postos, com objetivo de dar maior conforto e atualizar o cartão de vacinação. O fato é que a campanha contra a influenza é para crianças de até 5 anos, ou seja, nenhuma criança seria vacinada no shopping. Além disso, na data de hoje apenas a referida vacinação está sendo feita, não havendo possibilidade de atualizar o cartão com outras vacinas. 

A ssessoria da SMS afirmou que "foi feito um acordo prévio entre a secretaria e alguns shoppings de restringir a vacinação de crianças por um motivo: a importância de se aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacina do menor, o que deve ser feito numa unidade tradicional de saúde". 

Mas em nota, a SMS ponderou e apresentou outro motivo pelo qual crianças não estão sendo vacinadas em shoppings: "Além disso, alguns estabelecimentos criticavam o fato do comportamento de medo externado pelas crianças (muitas vezes acompanhado de choro e grito), o que acaba criando desconforto para os demais clientes". 

Desta forma, a SMS afirmou ao BNews que o shopping, caso queira, pode vacinar crianças menores de 10 anos: "se o shopping em questão não se opõe à vacinação de menores, e se é de interesse dos pais e/ou responsáveis, a Secretaria também não vê problemas. Os profissionais de saúde serão orientados a proceder com a imunização".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp