Saúde

48 casos de coqueluche são registrados na Bahia este ano

Publicado em 25/09/2011, às 20h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Na Bahia, até julho deste ano, foram registrados 48 casos de coqueluche em todo estado, segundo informações da Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a Sesab, o que chama atenção no registro de casos é a mudança no perfil imunológico da doença, que deixou de ficar restrita à infância e passou a acometer adultos.

A doença - Causada pela  bactéria Bordetella Pertussis, a coqueluche provoca crises intensas de tosses, que terminam em  falta de ar e fazem o doente guinchar diante da dificuldade de respirar.

Vacinação - As vacinas contra a doença fazem parte da campanha de imunização do Governo Federal e devem ser administradas em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, com dois reforços, aos quinze meses e entre os cinco e seis anos de idade. A imunização dura aproximadamente 10 anos. As doses são disponibilizadas gratuitamente nos postos de saúde.

A coqueluche é a quinta doença evitada por vacina, responsável pelo maior número de óbitos em crianças
menores de 5 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que são notificados cerca de 50 milhões de casos e 300 mil mortes por ano na população mundial.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp