Saúde

Governo aponta risco de epidemia de dengue

Publicado em 05/12/2011, às 19h37   Redação Bocão News



Estão em situação de risco para epidemia de dengue 48 cidades brasileiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (05). Esses municípios abrigam cerca de 4,65 milhões de pessoas e a maioria está Norte e no Nordeste.

Cidades e bairros com nível de infestação acima de 3,9% (ou seja, para cada 100 casas vasculhadas, mais de 3,9 delas tinham larvas) são tidas como em risco de surto iminente. Com índices entre 1 e 3,9, a cidade é classificada como em alerta. Abaixo de 1, em situação satisfatória. Entre as capitais em situação de alerta está Salvador, com índice de infestação de 3,5%. Outras cidades baianas que estão com risco de epidemia são Ilhéus, Itabuna, Jequié e Simões Filho.

Participaram do estudo 561 cidades do Brasil. De acordo com o ministério, 236 cidades estão em alerta, onde vivem 44,4 mihões de pessoas, e 277 possuem índice satisfatório. O estudo foi feito entre os meses de outubro e novembro deste ano, a partir do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Hoje foi lançada a campanha nacional de combate à dengue, que terá o slogan "Sempre é hora de combater a dengue".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp