Saúde

Rui Costa sanciona lei que cria empresa estatal para produção de insulina

Divulgação / Secom
Criação da Bahiainsulina foi aprovada pela AL-BA na última quinta (26) por unanimidade   |   Bnews - Divulgação Divulgação / Secom

Publicado em 29/08/2020, às 08h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) sancionou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado (29), lei que autoriza a criação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina).

A criação da estatal havia sido aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante sessão realizada na última quinta-feira (26).

A Bahiainsulina terá sede no município de Simões Filho, e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesab).

A empresa irá industrializar, por encomenda, formulações insulínicas - incluindo seus insumos farmacêuticos ativos e inativos -, bem como produtos relacionados à produção de insulina.

Rui avalia que a iniciativa é boa para a ciência, saúde e economia da Bahia - porque vai gerar empregos. "Este projeto belíssimo é uma parceria internacional, com implantação da fábrica e cooperação para transferir em 10 anos a tecnologia para produção de insulina", diz. 

Segundo a Sesab, ao menos 12 milhões de pessoas vivem com diabetes e necessitam da substância no país. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBE) estima que 203.708 baianos vivam com a doença - 13.323 destes na capital baiana.

*Editado às 9h07 para acréscimo de declaração do governador do Estado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp