Saúde

Sessão comemora primeiro ano da Lei Novembro Roxo

Imagem Sessão comemora primeiro ano da Lei Novembro Roxo
Campanha incentiva cuidados com a saúde do homem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/11/2014, às 12h58   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A campanha para combate dos canceres de pênis e próstata virou lei em fevereiro deste ano. Para comemorar a aprovação da Lei 12.952/2014, o autor da proposta, deputado estadual Álvaro Gomes (PCdo), vai realizar a Sessão Especial Comemorativa ao Novembro Roxo. O encontro ocorre nesta segunda-feira (10), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.

O mês será um período de incentivo e divulgação da saúde do homem, como já acontece no Outubro Rosa, para as mulheres. Nos últimos três anos, a atividade parlamentar do comunista já era direcionada à realização de palestras em parceria com o Hospital Aristides Maltez.

O câncer de pênis mata 360 brasileiros por ano. Mais de mil tem o órgão sexual amputado. Na Bahia, cerca de 70 homens fazem a cirurgia de retirada do órgão no Hospital Aristides Maltez. O câncer de próstata registra 3 mil novos casos no estado por ano e já supera o câncer de mama e de útero na Bahia. Ele ainda é a quarta causa de óbito por neoplastia no Brasil.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia na Bahia, Wagner Coelho Porto, o homem vive pelo menos 7 anos a menos que as mulheres; que procuram os médicos quatro vezes menos que as mulheres; que 3 entre 5 mortes no Brasil são de homens e que os canceres tem atingindo, na maioria, homens entre 20 e 59 anos.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp