Saúde

Após casos, Sesab intensifica ações contra meningite

Publicado em 01/04/2011, às 07h38   Redação Bocão News



Um total de 140 pessoas já recebeu o tratamento a base de  antibióticos, chamado de quimioprofilaxia, como forma de prevenção  contra a meningite meningocócia no bairro de Valéria, onde foram registrados, em dez dias, dois casos. 

Foram medicados estudantes e funcionários da Escola Professor Afonso Temporal,  onde estudavam a menor de 9 anos que morreu no último dia 20 por  conta doença, e o garoto também de 09 anos internado no Hospital Couto Maia. Familiares e vizinhos também receberam o tratamento.

Eles foram identificados  após um trabalho de investigação das pessoas que tiveram contato  direto e contínuo com os pacientes.

As ações da Vigilância Epidemiológica do município foram realizadas imediatamente após a confirmação dos casos registrados no bairro. O objetivo é conter o avanço da  doença na localidade, cumprindo as determinações preconizadas pelo  Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

As equipes de saúde do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria também  voltaram a realizar nesta quinta-feira (31) ações educativas na escola para  esclarecer sintomas da doença e orientar a busca precoce por atendimento médico para quem apresentar sintomas.

Vacinação - Em fevereiro de 2010, a Secretaria Municipal da Saúde, com apoio do governo do estado, introduziu na rotina das salas de imunização, a  vacina contra meningite meningocócica tipo C para crianças menores de  5 anos. Durante todo o ano, as doses ficaram disponíveis para o  público alvo.

Também promoveu três grandes campanhas de vacinação nos meses de maio,  para crianças de 10 a 14 anos, no mês de junho para crianças e jovens  de 10 a 19 anos, e em agosto para crianças, jovens e adultos com  idades entre 10 e 24 anos.

A partir de janeiro deste ano (2011), o município passou a adotar o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, imunizando contra a  meningite meningocócica tipo C crianças menores de 2 anos. Em fevereiro foi promovida a campanha de vacinação para a faixa  etária de 10 a 24 anos.

Dados parciais indicam que apenas 20% do público alvo - previsto em 211 mil pessoas - compareceram aos postos. Nesta sexta-feira (1) será divulgado o balanço final, após a contagem das vacinas aplicadas nas unidades de ensino durante a campanha dos dias 12 e 13 de fevereiro.

Na primeira campanha de vacinação contra meningite C destinada aos  jovens dessa faixa etária, realizada em 2010, foram imunizadas  mais de 400 mil pessoas, totalizando uma cobertura de 52,63% da meta prevista de 776 mil indivíduos.

Entre as faixas  etárias, foram vacinadas mais de 172 mil crianças de 10 a 14 anos  (71,52%); quase 152 mil jovens de 15 a19 anos (60,16%) e cerca de 84  mil pessoas de 20 a 24 anos (29,73%). O baixo índice nos últimos dois casos, por exemplo, mostrou a necessidade para a realização de uma  nova campanha.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp