Saúde

Anvisa libera novo medicamento para tratamento de Alzheimer em fase inicial

Reprodução/Phamadoor/Eisai
A Anvisa liberou o remédio após avaliação de um estudo clínico que acompanhou 1.795 pacientes em estágio inicial do Alzheimer  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Phamadoor/Eisai
Mariana Cedrim

por Mariana Cedrim

Publicado em 07/01/2026, às 23h41



Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento, sob o nome comercial Leqembi, destinado ao tratamento da fase inicial do Alzheimer, em pacientes diagnosticados com a doença. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União no final de dezembro.

A Anvisa liberou o remédio após avaliação de um estudo clínico robusto que acompanhou 1.795 pacientes em estágio inicial da enfermidade, onde os resultados demonstraram uma progressão significativamente mais lenta da doença em comparação aos pacientes que receberam placebo.

Registrada e composta pelo anticorpo lecanemabe, a medicação ataca placas beta-amiloides com o objetivo de reduzí-las, assim como os depósitos proteicos e busca desacelerar a perda de memória e de funções executivas, uma das principais características patológicas do Alzheimer

O Leqembi é apresentado como uma solução para diluição e deve ser administrado exclusivamente por meio de infusão intravenosa sob supervisão médica, diferente de medicamentos por via oral.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)