Saúde

Baiano em tratamento do câncer recebe prótese facial de instituto referência em São Paulo; Saiba detalhes

Divulgação
Instituto oferece reabilitação facial com prótese de tecnologia 3D gratuita  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/03/2024, às 09h41   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O assistente social baiano Fabio Eça de Oliveira, 46 anos, recebeu uma prótese oculopalpebral do Instituto Mais Identidade, após ficar com visão monocular em decorrência de um tumor no maxilar esquerdo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Minha vida melhorou 100%. Recuperei a autoestima, voltei a sonhar... Enquanto eu peregrinava aqui na Bahia, e estava sendo atendido por alguns médicos, eu me sentia como um carro velho em uma oficina”, conta o baiano. 

Natural de Apuarema, a 340 km de Salvador, o assistente social sabia que os recursos eram ainda mais limitados nas cidades do interior. Embarcou para São Paulo rumo à primeira consulta de avaliação. Três meses depois, já estava com a prótese. Há quatro meses, está em fase de adaptação com a prótese do novo olho.

O baiano teve o primeiro diagnóstico de câncer aos 20 anos e enfrentou quatro recidivas. Na última, a doença voltou em forma de um tumor no maxilar esquerdo. Saiu vivo da mesa de cirurgia, mas com a visão monocular. 

O médico explicou que, por precaução, tinha sido melhor retirar as margens e acabei perdendo o olho esquerdo. Foi muito sofrido conseguir aceitar e me entender... Só sabe o quanto é difícil, quem tem um olho só. Mas, pelo menos, fiquei vivo”, conta Oliveira. 

O Instituto Mais Identidade é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2015 em São Paulo com a missão de promover a reabilitação bucomaxilofacial de pessoas que tiveram a imagem desfigurada em consequência de traumas, câncer ou doenças congênitas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp