Saúde

BNews Summer: Bronzeamento e saúde da pele; saiba o que diz especialista

Ben Kerckx por Pixabay
Bronzeamento e saúde da pele são grandes questões debatidas pelos profissionais da área  |   Bnews - Divulgação Ben Kerckx por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 10/03/2023, às 18h00


FacebookTwitterWhatsApp

O verão já está indo embora, mas isso não desanima os amantes do sol e nem os que adoram uma marquinha. Os problemas causados pelo bronzeamento são um consenso na classe médica. Sabendo disso, o BNews procurou a dermatologista Bianca Lorena, que deu orientações importantes para o cuidado com a pele.


A especialista explicou quais são os malefícios de quem se bronzeia em câmaras de bronzeamento. "Pode causar queimadura solar, envelhecimento precoce da pele, além de aumentar o risco de câncer de pele”, contou. A profissional de saúde ainda disse que essas máquinas estão proibidas no Brasil pela Anvisa.

Bianca Lorena ainda esclareceu que a marquinha com fita, muito popular em casas de bronzeamento, também é prejudicial à saúde da epiderme. "Utiliza produtos que aceleram o bronzeado e aumenta a exposição solar, causando riscos para a pele", afirmou.

A dermatologista ainda explicou que não existe um bronzeamento saudável, mas deixou claro que existe uma maneira que não aumenta o risco de câncer de pele, que seria o uso de bronzeamento a jato ou de cremes autobronzeadores. "Uma vez que esses métodos não estão associados à exposição aos raios ultravioleta, eles agem aumentando a formação de um pigmento na pele semelhante a melanina", destacou.

dermato

A médica ainda explicou quais são as doenças mais comuns nas pessoas que fazem o bronzeamento excessivo ou artificial. "Os riscos principais para a pele são a queimadura solar, o câncer de pele e envelhecimento precoce com aumento de rugas e manchas solares. A exposição solar sem proteção também pode aumentar o risco de problemas nos olhos, como catarata precoce", ressaltou.


A empresária Emmanuela Queiroz, que administra a casa de bronzeamento Ondina Bronze, explicou quais são os métodos utilizados por ela em sua empresa. "As máquinas utilizadas para bronzeamento artificial são de lâmpadas com radiação UVA, ou seja, os mesmos raios emitidos pelo sol. A fototerapia, como falei, é indicada, inclusive, para tratamento de algumas doenças de pele", explicou.


"A técnica utilizada no bronze é a mesma utilizada por pessoas que se bronzeiam na praia, por exemplo.  A grande diferença é que em um espaço de bronze tomamos todo o cuidado para que não haja exposição demasiada a estes raios, cuidado para que a marquinha de biquíni fique certinha, e atenção com a hidratação. É um pacote completo de cuidados para que o cliente alcance a marquinha desejada sem prejudicar a saúde", explicou.

Emmanuela ainda garantiu que existe um método para quem procura um bronzeamento que não prejudique a saúde. "O grande segredo é as pessoas buscarem um espaço de bronze de confiança, pois quando o procedimento é feito dentro dos protocolos de segurança  não causará danos à pele, assim como o sol natural, que se a pessoa não se expor de forma demasiada não terá problemas.", afirmou.

Emmanuela Queiroz


A proprietária do estabelecimento ainda explicou que a alimentação é importante para os cuidados e manutenção do bronze: "Os alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, rúcula, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce) ajudam no resultado da sessão, já que ele além de combater radicais livres, ele também favorece o bronzeamento".


Emmanuela ainda destaca a importância da hidratação do corpo. "Além da indicação deste tipo de alimento, o segredo das nossas clientes é seguir a nossa indicação de ingerir bastante água e caprichar no protetor solar. O bronze perfeito, está totalmente relacionado com os cuidados tomados com a pele", contou. 

O verão se encerra no final de março e a polêmica sobre o bronzeamento continua. Mesmo com a não indicação dos especialistas da área, as pessoas teimam em adquirir a tão sonhada marquinha, e esse tipo de serviço vem sendo cada vez mais oferecido. O ideal, porém, é sempre ter o acompanhamento de um médico dermatologista 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp