Saúde

BNews Summer: Conheça os benefícios do cardio para as saúdes física e mental

Ilustrativa/Pixabay
Diretor da Rede Alpha Fitness, Luiz Evandro Andrade Dias detalhou como o corpo reage quando pratica cardio  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 10/01/2025, às 12h00   Victória Valentina



Não é novidade que a prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação balanceada, é uma das principais chaves para manter a saúde em dia. Mesmo assim, uma pesquisa feita em 2023 com cidadãos acima de 16 anos, encomendada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), revelou que 52% dos brasileiros raramente ou nunca movimentam o corpo com alguma atividade.

Um dos grandes motivos para a falta de movimento na rotina é o sedentarismo. De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina, além de ocupar a quinta posição no ranking mundial. A principal solução que poderia tirar os brasileiros dessa realidade é praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, especialmente com treino "cardio".

Ao projeto BNews Summer, o profissional de educação física e diretor da Rede Alpha Fitness, Luiz Evandro Andrade Dias, detalhou os benefícios que uma simples caminhada na rua ou na esteira podem trazer ao corpo.

De acordo com ele, o cardio fortalece o coração, que é um dos músculos mais importantes do corpo, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

"Ele também ajuda a controlar o peso corporal, uma vez que são atividades de alta queima calórica. Quando combinados com uma alimentação equilibrada, eles se tornam grandes aliados no combate à obesidade", explica.

Outro grande benefício do cardio é a melhora do condicionamento físico geral. "O cardio aumenta a resistência física e melhora a capacidade pulmonar, facilitando a realização de atividades do dia a dia e outras práticas esportivas. Ele também ajuda a manter o metabolismo ativo, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, o que é particularmente benéfico para pessoas com diabetes ou resistência à insulina", detalha o especialista.

Além de fazer a diferença na saúde física, a prática regular de exercícios físicos é um dos principais aliados da saúde mental. Luiz Evandro explicou que a endorfina, conhecida como "hormônio da felicidade", é liberada em grande quantidade enquanto o corpo está se movimentando, o que reduz o estresse e a ansiedade, além de auxiliar em um descanso mais profundo.

Agora que o BNews Summer já te convenceu de fazer atividade física, surge a dúvida: é melhor praticar cardio ao ar livre, como corrida ou caminhada na rua, ou em uma academia, com esteira ou bicicleta? Segundo o diretor da Alpha Fitness, as duas modalidades têm suas vantagens, e a escolha vai depender da disponibilidade e das condições de saúde de cada pessoa.

"O exercício ao ar livre traz um benefício que é a variação de terrenos como subidas, descidas e superfícies irregulares, que faz com que o corpo demande mais gasto calórico. Também tem a exposição ao sol, que promove absorção de vitamina D, traz a sensação de liberdade. A principal desvantagem é que pessoas com problemas articulares devem redobrar os cuidados", explica. Já na academia, segundo o profissional, o praticante tem maior controle e segurança do que está fazendo, permitindo ajustar a intensidade com precisão. 

Para quem quer começar a se movimentar, Luiz Evandro deixa nove dicas cruciais.

Confira:

  1. Escolha o local correto para fazer cardio, levando em consideração seus objetivos e exigências;
  2. Consulte um profissional de Educação Física para te auxiliar na modalidade desejada;
  3. Faça exames (check-up) para mapear seu estado de saúde antes de iniciar as atividades físicas;
  4. Inicie devagar e vá aumentando o ritmo progressivamente, de acordo com a adaptação;
  5. Faça aquecimento antes da atividade física;
  6. Monitore a intensidade do seu treino e respeite os limites do seu corpo;
  7. Mantenha a hidratação em dia e cuide da alimentação (se possível, busque por um nutricionista;
  8. Defina metas realistas;
  9. Mantenha a constância.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp