Saúde

BNews Summer: Jejum intermitente faz bem à saúde? Saiba o que diz especialista

PublicDomainPictures por Pixabay
Jejum intermitente é bastante popular entre as pessoas que querem emagrecer  |   Bnews - Divulgação PublicDomainPictures por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 03/03/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O jejum intermitente vem sendo um assunto bastante pautado no universo fitness. Para os que têm intenção de emagrecer, esse é um dos métodos mais utilizados. Para esclarecer algumas dúvidas, o BNews entrevistou a nutricionista Bruna Chaves, do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que explicou alguns fatores acerca do assunto.

bruna chaves

A especialista afirmou que jejum intermitente é mais uma estratégia nutricional do que uma dieta. Além disso, ela explicou sobre como esse método tão famoso influencia no humor e bem-estar do corpo. 


"Alguns estudos trazem um aumento do cortisol sérico durante o período de jejum quando comparado a outras estratégias nutricionais, provavelmente por ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em resposta ao estresse. Já outros, observam que não há nenhuma alteração", disse.

A nutricionista ainda falou sobre o que percebe no comportamento dos pacientes que adotam essa prática. "O que posso perceber na prática clínica é que muitos pacientes apresentam alterações no humor quando fazem essas estratégias por conta própria sem um ajuste adequado", relatou.


A profissional de saúde ainda informou que o período de sono também conta como jejum e explicou se, de fato, essa estratégia é saudável e boa para o corpo: "Sem orientação profissional pode ser considerado um risco à saúde, pois existem protocolos diferentes sendo fundamental uma adaptação ao cardápio, ajuste de calorias e orientações", afirmou.


Afinal, o jejum intermitente emagrece ou não?


De acordo com a especialista, muitos trabalhos relacionados a esse tipo de jejum "trazem resultados interessantes, mostrando uma redução de peso corporal, mas não é algo superior quando comparado a uma dieta de restrição calórica convencional".


Além disso, Bruna ainda explicou qual a atitude que um iniciante deve tomar caso queira começar a adotar esse método. "Existem protocolos diferentes de jejum e cada trabalho científico traz uma recomendação, sendo assim necessário um suporte profissional, para que juntos estabeleçam a melhor estratégia avaliando adesão, ajustando calorias e adaptação", orientou.


Menopausa e Jejum


Para as mulheres que estão entrando ou já vivem o processo da menopausa, Bruna Chaves esclarece que o jejum intermitente é permitido, no entanto as mudanças e resultados positivos também podem ser alcançados por dietas contínuas. 


Jejum intermitente é bom para a pele?


Alguns adeptos ao jejum intermitente afrimam que é bom para a pele, no entanto, a nutricionista explicou que o benefício dessa estratégia acontece em decorrência da mudança da alimentação de forma geral, e não especificamente por causa deste método. 

Considerando as explicações da nutricionista Bruna Chaves, sabe-se que qualquer pessoa que pretende começar o jejum intermitente deve buscar orientações de profissionais de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp