Saúde

BNews Summer: Saiba quais são os melhores exercícios para começar a se movimentar, segundo pesquisa

Divulgação
Pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos EUA, apontou os melhores exercícios para praticar em qualquer idade  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Redação BNews

por Redação BNews

[email protected]

Publicado em 11/02/2025, às 11h06



Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, elaborou uma lista de atividades físicas que trazem benefícios imediatos para a saúde das pessoas, sem que idade ou nível de condicionamento importassem para a prática. 

Mesmo com tantos estudos mostrando os benefícios da prática de exercícios, para algumas pessoas é muito difícil iniciar, seja por falta de tempo, interesse ou até por considerar que já passou da idade para achar uma atividade ideal.

“A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono e a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas, como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

De acordo com a pesquisa de Harvard, as atividades mais recomendadas são natação, Tai Chi Chuan, musculação, caminhada e alongamento de quadril.

A natação é uma atividade completa. Além de queimar calorias e fortalecer a musculatura, manter o corpo flutuando na água alivia a tensão nas articulações, o que contribui para aumentar a mobilidade. "Ela é ótima para indivíduos com artrite porque exige menor sustentação de peso”, explica o professor da Rede Alpha Fitness.

Já para quem curte uma opção mais leve, pode ser interessante conhecer o Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa que combina movimento e meditação, é composto por uma série de movimentos que evoluem lentamente, indo dos níveis mais simples para os mais avançados.

A musculação, por sua vez, é uma das práticas de exercício mais adotadas e tem como objetivo o fortalecimento e crescimento dos músculos. “Se você não usar os músculos, eles perderão a força com o tempo. Levantar pesos leves não faz os músculos crescerem absurdamente, mas os mantém e quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima e mais saudável é”, completa Luiz Evandro.

Uma simples caminhada também é uma modalidade poderosa para manter a saúde em dia. Ela ajuda a manter a forma, melhorar o controle do colesterol e diminuir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer lugar. E por fim, os exercícios de alongamento de quadril ajudam a manter a autonomia e fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, impedindo o aparecimento de incontinências.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp