Saúde

Cientistas descobrem sintoma de covid que deixa pernas e pés roxos; confira

Nafi Iftekhar and Manoj Sivan/The Lancet/Divulgação
Suspeito foi reconhecido pelas vítimas e confessou o crime  |   Bnews - Divulgação Nafi Iftekhar and Manoj Sivan/The Lancet/Divulgação

Publicado em 15/08/2023, às 20h59   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Muitas pessoas que foram infectadas pela covid-19 nos últimos anos apresentaram sintomas persistentes, como a cantora Joelma, que contraiu a doença cerca de cinco vezes e constantemente tem inchaço no rosto. Outros mais comuns são cansaço extremo, perda de olfato, dores musculares e falta de ar. Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriram um sintoma muito mais incomuM: pernas e pés roxos.

O estudo publicado no último dia 12 se baseou no caso de um homem de 33 anos que, há seis meses, apresentava coloração roxa nos pés e pernas, principlamente quando ficava em pé. Os sintomas, no entanto, desapareciam quando ele se deitava.

Segundo o jornal britânico The Independent, o paciente apresentava um distúrbio conhecido como acrocianose ou coloração azulada persistente e extrema, que geralmente afeta mãos e pés, mas também pode aparecer no nariz e nas orelhas.

O estudo alertou ainda que é importante que os médicos continuem pedindo sangue, radiografia de tórax, monitorando a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de oxigenação de pessoas que tenham adquirido covid-19. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp