Saúde

Cirurgião plástico contraria resolução do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica: 'Impactos profundos na área'

Pixabay
Novas regras do CFM dividiram opiniões de profissionais da medicina  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 13/09/2023, às 20h46   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou, na última terça-feira (12), uma resolução que atualiza as regras para a publicidade médica. Agora, profissionais podem usar as redes sociais para a propaganda de seus trabalhos e participar de peças publicitárias. A decisão, no entanto, dividiu opiniões de médicos.

O cirurgião plástico Josué Montedonio é um dos profissionais que contrariou a resolução. De acordo com ele, a medicina, acima de tudo, "deve ser praticada com ética, responsabilidade e foco no bem-estar dos pacientes, sem comprometer a integridade da profissão."

"O crescimento exponencial da exposição de casos bem-sucedidos em procedimentos estéticos, impulsionado pelas redes sociais e pela busca incessante por padrões de beleza idealizados, tem impactos profundos em nossa área de atuação. Essa tendência, muitas vezes, vai além da preocupação com o retorno financeiro, sendo uma realidade que não podemos negligenciar", opinou.

O profissional, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS – UNILUS) ainda expôs uma preocupação por parte de outras pessoas não especializadas, que, segundo ele, enxergam na estética uma oportunidade lucrativa. 

"Essa invasão desregulamentada de procedimentos pode colocar em sério risco a saúde dos pacientes, já que a qualidade, segurança e o bem-estar nem sempre são considerados prioritários", continou o médico.

A resolução cita que agora profissionais podem exibir fotos de "antes e depois" de procedimentos em suas redes sociais, bem como equipamentos utilizados. Montedonio apontou para a problemática de comparação de resultados que isso pode causar nas pessoas.

"Tentar reproduzir resultados específicos, muitas vezes baseados em imagens irreais disseminadas nas redes sociais, pode ser uma busca frustrante e até mesmo prejudicial à saúde. A cirurgia plástica tem como objetivo principal corrigir imperfeições, realçar a beleza natural e promover a autoconfiança de cada indivíduo, respeitando suas características únicas", disse.

"Como cirurgião plástico, gostaria de enfatizar a importância de uma pesquisa criteriosa ao escolher um profissional para realizar procedimentos estéticos. É crucial assegurar-se de que o médico seja qualificado, experiente e comprometido com a segurança do paciente. Além disso, é fundamental verificar se o local onde o procedimento será realizado possui infraestrutura adequada, protocolos de segurança rigorosos e equipe qualificada."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp