Saúde

Confira benefícios de ficar um mês sem consumir bebida alcoólica; saiba como fazer

ILUSTRAÇÃO / PIXABAY
'Janeiro Seco' é o movimento que tem o objetivo de ficar o primeiro mês do ano sem consumir bebida alcóolica  |   Bnews - Divulgação ILUSTRAÇÃO / PIXABAY

Publicado em 06/01/2024, às 10h39 - Atualizado às 10h40   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

O novo ano chegou, e, com ele, as tradicionais promessas de fazer que o novo período seja diferente estão a todo vapor. O 'Dry January' (Janeiro Seco, em portugês), é um movimento que promete passar o mês inteiro sem consumir nenhum tipo de bebida que contenha álcool.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Inicialmente, esta ideia foi lançada há 11 anos, em 2013, e conta com o objetivo de fazer uma espécie de 'limpeza' pós-festas (Natal e Reveillon), atraindo a atenção do público que está preocupado com sua relação com bebidas alcóolicas e tem a intenção de desacelerar.

Conforme a médica nutróloga Marcella Garcez, em publicação feita pela 'Metrópoles', existem inúmeros benefícios que o 'Janeiro Seco' pode trazer à saúde humana, porém, há também desafios para quem pretende participar do movimento.

A profissional da saúde informa que evitar o consumo de álcool por um mês pode impactar positivamente na saúde nutricional, por que ocorre um processo de redução na ingestão de calorias vazias provenientes desse tipo de bebidas, a exemplo da cerveja.

Melhor hidratação, qualidade de sono, melhores escolhas alimentares sendo mais conscientes e melhor desempenho físico. Além disso tudo, trazer vantagens positivas para a composição corporal e o metabolismo, é que aponta a mestre em ciências da saúde, Marcella Garcez, sobre se abster do álcool por um mês.

“Para as pessoas que praticam atividades físicas, os resultados podem ser mais perceptíveis”, disse a médica.

DESAFIOS

Embora todas as vantagens e benefícios para a saúde humana, o 'Janeiro Seco' pode ser desafiador para muita gente, pois, ficar sem ingerir bebida alcoólica por um mês pode ser impossível para diversas pessoas.

Vivianne Resende, psicóloga do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explicou para o 'Metrópoles', a importância de quando alguém se dá conta que apresenta dificuldade em ingerir álcool procurar ajuda, deixando claro seu objetivo.

“Essa atitude pode até mesmo incentivar outros a participarem do mesmo desafio. Outra decisão que pode ter grande impacto é se afastar de pessoas que possam atrapalhar essa sua caminhada e, se necessário, evitar lugares que também possam interferir negativamente”, diz a psicóloga.

O QUE FAZER?

Para quem quer participar do então movimento chamado 'Janeiro Seco', as profissionais de saúde deram dicas de como evitar o álcool durante o primeiro mês de 2024:

  • Foque em uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis;
  • Hidrate-se adequadamente;
  • Substitua bebidas alcoólicas por opções como chás ou água com infusão de frutas;
  • Modere o consumo de alimentos processados;
  • Inclua atividade física no seu dia a dia;
  • Se for necessário, busque por atendimento multiprofissional para maior suporte e orientação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp