Saúde

Conheça 10 hábitos que aumentam a longevidade e qualidade de vida

Pixabay
Consumo de alimentos, somado com o hábitos bons, podem garantir a longevidade  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 06/10/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Todo mundo sabe que para ter uma vida saudável e de boa qualidade é necessário adotar certos hábitos e costumes como: se alimentar bem, cuidar do psicológico, beber água, entre outros. Ao aderir uma rotina regrada, é possível alcançar a longevidade na vida. Ao BNews, a nutricionista Ana Paula Belmonte deu dicas de como manter uma boa saúde.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


"Partindo do pressuposto que a longevidade se dá a partir da ausência ou presença controlada de doenças crônicas, precisamos entender que a base para o aparecimento dessas doenças é genética, ou a partir de hábitos de vida que propiciam inflamações no organismo", disse.


Confira abaixo quais sãos os hábitos que elevam a qualidade de vida, de acordo com a especialista:


1 - Redução do consumo de proteína animal


A proteína animal, falando especificamente da carne vermelha, já foi cientificamente comprovada que é mais inflamatória que a proteína vegetal por conter mais gordura saturada e também pela maior presença de xenobióticos (antibióticos e agrotóxicos encontrados na gordura desses animais). Quando pensamos num consumo de proteína animal, principalmente no Brasil, as quantidades estão extremamente exageradas, o que acaba causando uma maior inflamação.


 2- Aumento do consumo de água


Para que o corpo consiga eliminar as toxinas do organismo (produto da exposição à poluição, medicamentos, agrotóxicos, etc.), alguns órgãos fazem o que se chama de detoxificação. O fígado é o principal órgão que desempenha esse papel, e a última fase do detox é a eliminação, que só acontece de forma eficiente na presença de água. Sem ela, podemos acumular toxinas no nosso organismo, aumentando a inflamação.


 3 - Aumento do consumo de gorduras boas


Alguns compostos lipossolúveis como o Ômega 3 presente em alguns peixes, chia, linhaça, nozes e óleo de linhaça principalmente, como também a Vitamina E presente no abacate e alguns minerais como o Selênio e o Magnésio presentes na castanha do Pará, tem um poder anti inflamatório que auxilia na detoxificação do organismo.


4 - Aumento do consumo de vegetais e frutas


A redução do consumo de vegetais e frutas aumenta a inflamação no organismo, porque eles fazem parte dos grupos alimentares mais ricos em micronutrientes de toda a diversidade alimentar. Esses micronutrientes auxiliam o fígado a fazer o detox, assim como as fibras presentes neles melhoram a saúde intestinal, órgão que também é responsável pela detoxificação do corpo. 


5 - Redução do consumo de embutidos


Os embutidos são um grupo alimentar que é composto principalmente por: calabresa, salsicha, presunto, peito de peru, mortadela, etc. A redução do consumo deles é importante porque, além da gordura saturada que já foi citada, eles têm na sua composição uma grande presença de aditivos químicos (corantes, realçadores de sabor, aromatizantes, etc.) que têm um grande potencial cancerígeno.


6 - Ter um sono regular


Ter uma rotina de sono satisfatória diminui o estresse e a inflamação, pois auxilia na regulação do hormônio do estresse (o cortisol). Um sono desregulado aumenta os níveis de cortisol, aumentando a inflamação do corpo e também atrapalhando as nossas escolhas alimentares (maior vontade de comer doces e alimentos mais gordurosos, os hiper palatáveis). 


7 - Praticar exercício físico com constância


O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas e, além disso, é prevenção e tratamento para doenças como a diabetes tipo 2 e a hipercolesterolemia. 


8 - Redução do consumo de açúcares e carboidratos refinados.


Um consumo exagerado de açúcar pode causar alteração nos nossos níveis de insulina(hormônio que controla a nossa glicemia) e também na própria glicemia, podendo ocasionar um quadro de diabetes tipo 2. Além disso, esse consumo exagerado pode aumentar os níveis de triglicerídeos de forma perigosa, elevando os riscos de desenvolvimento de aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias).


9 - Redução do consumo de gorduras trans


A gordura trans presente nos alimentos industrializados podem propiciar doenças cardiovasculares pois, além de aumentar o nosso colesterol total, ela têm a capacidade de elevar também o colesterol LDL (o dito “ruim”), aumentando a deposição de gordura nas nossas artérias. 


10 - Diminuição do estresse


É importantíssimo que tenhamos uma rotina com baixa presença de estresse, pois ele, em frequência elevada, aumenta a inflamação no corpo. O que podemos fazer é incorporar hábitos como a meditação e a yoga na nossa rotina, além do consumo de chás calmantes antes de dormir como: mulungu, passiflora, melissa e camomila.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp