Saúde

Conselho ratifica que está permitido o uso de esteroides e anabolizantes para ganho muscular; entenda

Reprodução/ FreePik
Ainda segundo o Conselho, a proibição geral tem como objetivo proteger a saúde individual e coletiva da população  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ FreePik

Publicado em 28/04/2023, às 21h37   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Com a repercussão da proibição de prescrição médica de esteroides e anabolizantes o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, na quarta-feira (26) alguns esclarecimentos sobre a determinação, evidenciado que a proibição é referente apenas para fins estéticos, desempenho esportivo e ganho de massa muscular, que também seja com finalidade estética.

De acordo com o presidente em Exercício do CFM, Jeancarlo Cavalcante, a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes segue justificada para o tratamento de doenças ou condição em que os benefícios superam os riscos do uso.

Ainda segundo a autarquia, a medida tem como objetivo proteger a saúde individual e coletiva da população, evitando a exposição desnecessária a riscos que podem comprometer o seu bem-estar e sua vida.

“Depois de intensa discussão sobre o assunto, o CFM decidiu adotar a Resolução, em defesa da sociedade brasileira, baseada na literatura médica e com respaldo científico. É importante que, em meio a dúvidas, o Conselho venha a público esclarecer os pontos da norma. O CFM jamais se furta do debate e tem reforçado a necessidade de garantir à população o acesso à assistência médica segura e qualificada”, afirmou o presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp