Saúde

Consumo excessivo de cafeína pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diz pesquisa

Foto de Nathan Dumlao na Unsplash
Novo estudo revela que o consumo excessivo de cafeína está relacionado ao aumento de doenças cardíacas  |   Bnews - Divulgação Foto de Nathan Dumlao na Unsplash
Marco Dias

por Marco Dias

[email protected]

Publicado em 27/08/2024, às 06h10 - Atualizado às 06h17



Um novo estudo realizado na Índia revelou que o consumo excessivo de cafeína, presente em grande quantidade no café, pode aumentar o risco de desenvolvimento dos problemas cardiovasculares

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A pesquisa, apresentada na conferência ACC Asia 2024, analisou 92 pessoas saudáveis e constatou que aqueles que ingeriam mais de 400 mg de cafeína por dia – o equivalente a cerca de quatro xícaras de café – apresentavam alterações significativas no sistema nervoso autônomo, responsável por controlar funções como a frequência cardíaca e a pressão arterial.

De acordo com os pesquisadores, o consumo regular de cafeína pode perturbar esse sistema, levando a um aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Com o tempo, essas alterações podem desencadear hipertensão e outros problemas cardíacos. Os efeitos foram ainda mais pronunciados em quem consumia mais de 600 mg de cafeína diariamente.

O estudo identificou que mulheres, profissionais que ocupam cargos de liderança e pessoas que vivem em áreas urbanas são os principais consumidores de cafeína. Fatores como longas jornadas de trabalho, alto nível de estresse e fácil acesso a bebidas cafeinadas contribuem para esse hábito. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp