Coronavírus

Salvador lança "vacinômetro" atualizado em tempo real; confira

Bruno Concha/Secom
Capital baiana começou a vacinar contra o coronavírus nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 19/01/2021, às 14h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou, nesta terça-feira (19), um "vacinômetro" que será atualizado em tempo real com  dados da estratégia como imunização do público alvo por pessoa com classificação por sexo, raça e cor, por exemplo. 

Leo Prates (PDT), titular da pasta, destacou que a medida visa demonstrar com transparência o trabalho realizado no combate ao novo coronavírus na capital baiana. "É uma expectativa muito grande da população sobre a vacinação, por isso fizemos com que todos pudessem acompanhar a rotina de enfrentamento ao vírus nessa fase de imunização", complementou o pedetista.

De acordo com a secretaria, um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas, a expectativa é que diariamente cerca de 5 mil indivíduos sejam imunizados. A cada nova remessa encaminhadas ao município, a SMS ampliará a imunização dos grupos prioritários.

Imunizante

A vacina Coronav chegou na Bahia nesta segunda-feira (18), após atrasos na logistíca de distribuição do ministério da Saúde. Ao chegar no estado, o imunizante foi distribuído para os municípios baianos e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas (PT), garantiu que todas as cidades já receberam.

A vacinação na capital baiana teve início nesta terça-feira em um evento realizado na Obras Sociais Irmã Dulce. A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), a vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT) e os secretários da saúde da Bahia e da capital, Fábio Vilas Boas e Léo Prates. 

Duas pessoas do grupo prioritário foram vacinadas: Maria Angélica, de 53 anos, enfermeira e servidora do Instituto Couto Maia e Dona Lícia Pereira, 86 anos, que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria da OSID. Além delas, Wenderson Barbosa, médico do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e uma indígena, Deisiane Tuxá, da cidade de Rodelas, também receberam a vacina. 

Até o momento, 1004 pessoas foram vacinadas em Salvador. Desse total, 908 foram trabalhadores da área de saúde, a capital baiana conta com nove postos de vacinação ativos. 

Leia mais:

"É apenas o começo da vitória nesta guerra contra o coronavírus", afirma Rui sobre chegada da CoronaVac à BA

Rui diz que ação no STF para aquisição da Sputnik-V já tem relator: ‘Espero que a Justiça ajude a acelerar’

“Refuto alegação de disputa política”, diz Vilas-Boas sobre protagonismo da vacina

Léo Prates critica disputa política em torno da vacina e cita 'união' na Bahia: "aqui a briga é para salvar vidas"

Reis se esquiva de discussão sobre protagonismo da vacina: 'Sou homem de pouca polêmica'

Bruno Reis prevê conclusão da vacinação das doses disponíveis em Salvador até esta sexta

Salvador já vacinou mais de 600 pessoas no primeiro dia de vacinação contra Covid-19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp