Coronavírus

Butantan recebe insumos para fabricar mais 5 milhões de doses de Coronavac

Divulgação
Esse volume de litros do IFA completa a entrega total de 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde até o fim de abril  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/04/2021, às 15h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (8) após reunião com o diretor-presidente do instituto, Dimas Covas, que o Instituto Butantan vai receber mais 3 mil litros do insumo farmacêutico ativo (IFA) usado para produzir a Coronavac. Essa quantidade permite que a instituição fabrique 5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

Esse volume de litros do IFA completa a entrega total de 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde até o fim de abril. Segundo o governador, também é possivel que haja, ainda neste mês, mais um abastecimento de 3 litros da matéria-prima, que é fabricada pela farmacêutica chinesa Sinovac, sendo possível fabricar mais 5 milhões de doses da vacina. 

O Instituto Butantan interrompeu na quarta-feira (7) o processo de envase de novas doses da Coronavac após a matéria prima do imunizante esgotar.  Antes do anúncio desta quinta (8), o instituto podia garantir apenas a entrega, até 19 de abril, de cerca de 3,2 milhões de vacinas que estão, atualmente, em processo de inspeção de controle de qualidade no complexo do instituto.

Cerca de 80% das doses aplicadas no Brasil até agora foram da Coronavac, assim, a ruptura no fornecimento de vacinas pelo Butantan poderia atrapalhar e retardar ainda mais o ritmo da campanha nacional de imunização. 

Leia também: 

Empresas doam mais de 5 mil concentradores de oxigênio para tratamento da Covid-19

Bolsonaro diz que espera por medicamento para a cura da Covid-19

Cientistas identificam nova variante do coronavírus em Belo Horizonte

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp