Coronavírus

Ao menos 29 brasileiros teriam tomado 3ª dose de vacina

GovSP
Casos foram encaminhados ao Ministério Público para analisar a possibilidade de responsabilização criminal e cível  |   Bnews - Divulgação GovSP

Publicado em 04/07/2021, às 13h48   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Em quatro estados e no Distrito Federal, pelo menos 29 pessoas burlaram o sistema de saúde e receberam uma terceira dose da vacina contra Covid-19. De acordo com informações da CNN Brasil, os casos foram encaminhados ao Ministério Público para analisar a possibilidade de responsabilização criminal e cível.

Nesta semana, veio à tona a história de uma veterinária que afirmou em seu perfil no Facebook que, depois de tomar duas doses da CoronaVac, procurou mais uma vez um posto de saúde da cidade de Guarulhos (SP) para tomar uma terceira, desta vez a da Janssen, de dose única. 

Mas há outros casos em municípios que fazem parte da região metropolitana de São Paulo e, também, na capital paulista. Ocorrências de uma terceira aplicação também estão sendo investigadas em Minas, Paraná e Rio de Janeiro — onde estão a maioria dos casos, ainda de acordo com a CNN. 

Sobre o caso da veterinária, a prefeitura de Guarulhos afirmou ao veículo que encaminhou a situação para o Ministério Público Estadual e que, além disso, abriu um inquérito interno para apurar possíveis falhas no processo de vacinação. 

Na cidade de São Paulo, dois médicos estão sendo investigados por terem tomado uma dose extra em março e maio. Já em Brasília, as denúncias envolvem dois professores. 

A vacina da Janssen tem sido uma das mais procuradas nos postos de saúde por ser de dose única. De acordo com a bula, o imunizante consegue impedir o desenvolvimento de casos graves em 76,7% das pessoas vacinadas há 14 dias e em 85,4% nos vacinados há 28 dias.

A CoronaVac tem o índice de 78% para prevenção de casos leves de coronavírus e o de 100% para casos moderados e graves da doença, segundo o Instituto Butantan.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp