Coronavírus

Queiroga critica estados por aplicar vacinas em jovens e alerta que 1.500 teriam sofrido eventos adversos

Reprodução // Agência Brasil
Vacinação foi 'intempestiva' e ao menos 3,5 milhões de adolescentes teriam sido imunizados com vacinas que não eram a recomendada   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 16/09/2021, às 16h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explicou nesta quinta-feira (16) a recomendação pela suspensão da vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Ele afirmou que a ação se deve à notificação de casos de eventos adversos em jovens que receberam imunizantes que não foram o do Pfizer.

A partir de agora, passa a ser recomendada a vacinação nesta faixa etária somente em adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Segundo o ministro, a vacinação deste público foi ‘intempestiva’ e dos 3,5 milhões de adolescentes imunizados no país, milhares receberam doses de imunizantes que não são recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público. A pasta mais de 1.500 teriam sofrido eventos adversos.

Leia também:

Queiroga quer diminuir intervalo de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer

Queiroga afirma que Brasil tem 'excesso de vacinas', mas estados enfrentam falta de imunizante para segunda dose

Médico Marcelo Queiroga será o novo ministro da Saúde

O total de adolescentes de 12 a 17 anos que receberam doses de AstraZeneca foi de 8.524, segundo levantamento do Ministério da Saúde em todos os estados e do Distrito Federal mostrou que somente na primeira dose. Outros 12.606 receberam Coronavac e 806 tomaram a vacina da Janssen, enquanto 3.497.268 tomaram a vacina da Pfizer.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp