Saúde

Depressão em adolescentes pode estar associada ao uso excessivo de redes sociais, revela estudo

Reprodução/Redes sociais/Unsplash
Padrão ocorre quando adolescente perde o controle sobre o comportamento online e permanece excessivamente nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/Unsplash
Antonio Dilson Neto

por Antonio Dilson Neto

Publicado em 16/03/2026, às 16h17



O uso problemático de redes sociais pode aumentar os sintomas de depressão em adolescentes, especialmente antes dos 16 anos. A conclusão é de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Miguel Hernández de Elche, na Espanha.

A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, analisou dados de 2.121 estudantes do ensino médio da Comunidade Valenciana.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Os participantes responderam ao mesmo questionário em dois momentos, com intervalo de um ano, permitindo aos cientistas avaliar como o comportamento nas redes sociais se relaciona com mudanças na saúde mental.

Segundo os pesquisadores, o principal fator associado ao aumento dos sintomas depressivos não foi apenas o tempo gasto nas plataformas, mas o chamado uso problemático.

Esse padrão ocorre quando o jovem perde o controle sobre o comportamento online e sente necessidade constante de permanecer conectado.

“O verdadeiro risco não é apenas quanto tempo os adolescentes passam nas redes sociais, mas quando eles passam a perder o controle do uso e sentem necessidade contínua de estar conectados”, explica o pesquisador Daniel Lloret-Irles, líder do estudo.

Nesse cenário, o envolvimento excessivo começa a interferir na vida cotidiana, nas relações sociais e no bem-estar emocional.

O estudo também mostrou que a relação entre redes sociais e sintomas depressivos muda ao longo da adolescência.

Entre jovens de 13 anos, um uso mais intenso das plataformas esteve associado a níveis mais altos de depressão. Com o avanço da idade, porém, essa ligação se torna menos evidente. Por volta dos 16 anos, o aumento da frequência de uso das redes sociais já não apareceu ligado ao agravamento dos sintomas

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)