Saúde

Dezembro Vermelho: Ginecologista alerta sobre importância do preservativo na prevenção contra o HIV

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lorena Porto foi entrevistada nesta quarta (1º) no BNews Agora  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 01/12/2021, às 21h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ginecologista Lorena Porto fez um alerta, na noite desta quarta-feira (1º), em entrevista ao programa BNews Agora, sobre a campanha do Dezembro Vermelho, em prol da conscientização da prevenção e tratamento precoce do vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. 

“O que a gente mais prega é o uso do preservativo. Quando o HIV surgiu, anos atrás, a gente acompanhava todo o terror em volta do vírus. Hoje existe uma forma tão simples de prevenção, que é o preservativo. Uma forma, inclusive, gratuita, porque é possível encontrar em postos de saúde”, informou.

A profissional explicou ainda que, com o avanço dos medicamentos, hoje é possível “viver muito bem” sendo portador de HIV.

“Existem casais sorodiferentes, por exemplo, que conseguem manter o relacionamento, ter uma vida sexual saudável e sem deixar que um contamine o outro. Com planejamento, uma portadora de HIV pode até engravidar”, contou. 

Para Lorena, houve uma evolução significativa no conhecimento geral da população em relação ao HIV. “Mas ainda há muito preconceito e nossa luta diária é tentar desmistificar isso.”

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp