Saúde

Teste gratuito para detectar HIV será disponibilizado no mês de dezembro

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/12/2021, às 11h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O dia mundial de combate à Aids é comemorado nesta quarta-feira (1°) e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) vai realizar, gratuitamente, testes rápidos para detectar o vírus durante todo o mês do Dezembro Vermelho. 

Condenado por contaminar parceiras com HIV tem pena aumentada no Rio de Janeiro
Justiça proíbe exame para sorologia de HIV em concursos da PM e bombeiros em Sergipe

A campanha prevê que neste mês, 35 testes sejam realizados durante a ação. A coordenadora do Núcleo de Promoção à Saúde do Instituto, Bárbara Silva, explica que o resultado fica pronto em 15 minutos. Caso dê positivo, o paciente é encaminhado para um psicólogo para dar a notícia, junto com as orientações necessárias para os cuidados.

TST condena empresa por exigir teste de HIV para contratar funcionário
Justiça manda trabalhador demitido após diagnóstico de HIV ser recontratado por empresa

O teste pode ser feito em unidades públicas como na Upa de Brotas e no Hospital Manoel Victorino, que pode ser feito o exame para HIV 1 e HIV 2 de acordo com o perfil clínico do paciente. Na Upa de Brotas, cerca de 18 casos são confirmados por mês este ano, segundo a diretora da unidade de saúde, Priscila Souza. 

A médica Referência em Genotipagem (MRG),  Pollyanna Azevedo, reforça que é preciso divulgar mais a necessidade da prevenção e realização dos exames de detecção de HIV.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp