Saúde

Drauzio Varella critica proposta de prefeito do RJ de internar à força usuário de drogas: 'Problema muito maior'

Reprodução
'O crack é o fim da linha', disse Drauzio Varella  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/11/2023, às 19h05   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O médico, cientista e escritou Drauzio Varella fez duras críticas a medida anunciada nesta terça-feira (21) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para a elaboração de uma proposta sobre internação compulsória de usuários de drogas na cidade.

Em entrevista à GloboNews, Drauzio afirmou que a medida não tem chance de dar certo. “Esse tipo de solução mágica não tem a menor chance de dar certo. Nós temos que impedir que essas crianças que crescem na periferia cheguem ao estágio final do crack. O crack é o fim da linha. Quando chega nessa situação fica muito difícil, assim como é difícil tratar qualquer doença crônica em estágio avançado”, disse.

Ainda segundo o médico, a internação é ineficaz, já que usuários internados em clínicas de reabilitação não ficam longe das drogas. 

O problema é muito maior do que esse, porque nessas clínicas a droga sempre consegue entrar. A única solução que eu vejo seria construir cadeias enormes e colocar todo mundo que usa crack lá. Mas aí teria que entregar a administração para o crime organizado, porque ele é a única instituição que consegue impedir que a droga entre na cadeia”, complementa o doutor.

A atitude de Eduardo Paes veio após um morador de rua estuprar uma mulher em Copacabana, no Rio de Janeiro. “Não é mais admissível que diferentes áreas de nossa cidade fiquem com pessoas nas ruas que não aceitam qualquer tipo de acolhimento e que, mesmo abordadas em diferentes oportunidades pelas equipes da prefeitura e autoridades policiais, acabem cometendo crimes”, escreveu o prefeito.

Segundo Daniel Soranazs, secretário municipal de Saúde e responsável por elaborar a medida, o município pretende aplicar a internção compulsória somente em casos extremos, quando há riscos claros para a vida do usuário/paciente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp