Saúde
por Antonio Dilson Neto
Publicado em 16/09/2026, às 17h27
Duas drogas análogas à cetamina foram identificadas pela primeira vez no mundo em amostras de saliva humana. A desclorocetamina (DCK) e a 2-fluorodesclorocetamina (2-FDCK) foram encontradas em materiais coletados voluntariamente de frequentadores de festas e festivais em São Paulo.
O achado foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levou a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) a emitir um alerta por meio do Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR).
📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!
Ver esse post no Instagram
De acordo com o Alerta Rápido nº 08/2026, não havia registros anteriores, em nenhum país, da identificação das duas substâncias em fluido oral. O levantamento também representa a primeira detecção de DCK e 2-FDCK nesse tipo de amostra no Brasil.
As análises foram realizadas pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como parte do Projeto Baco, que monitora o consumo de substâncias psicoativas a partir de amostras de saliva.
Em alguns casos, os participantes disseram ter consumido “bala” ou “MD”, termo usado para se referir ao MDMA. Os exames, porém, apontaram a presença de DCK ou 2-FDCK.
Segundo o Ministério da Justiça, as três substâncias apresentam efeitos dissociativos. Entre os possíveis efeitos estão alterações na percepção, agitação, alucinações, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e redução do nível de consciência.
O que diz o alerta
O SAR aponta que ainda existem informações limitadas sobre os efeitos tóxicos e as características farmacológicas da DCK e da 2-FDCK. O alerta destaca que a presença das substâncias nas amostras analisadas demonstra sua circulação entre consumidores no Brasil. Os dados também indicam que elas estão chegando a frequentadores de festas e festivais para uso recreativo.
O SAR é uma rede interinstitucional e multidisciplinar coordenada pela Senad e vinculada ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). O sistema acompanha o surgimento de novas substâncias psicoativas, além de adulterações e alterações nos padrões de consumo que possam representar riscos à saúde e à segurança pública.
A partir dos dados coletados, o sistema produz alertas para orientar ações de prevenção, vigilância e resposta do poder público.
Classificação Indicativa: Livre
Top dos Tops
Smartwatch top
Modo Karaokê
fone bom e barato
Limpeza inteligente