Saúde

Entre a cultura e o perigo, fogueiras e fogos preocupam no São João

Prefeitura de Baepend
Espadas também são grandes vilães no São João  |   Bnews - Divulgação Prefeitura de Baepend

Publicado em 23/06/2022, às 15h04   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Não se pode falar em São João no nordeste sem citar as fogueiras e os fogos, mas a combinação "perfeita" pode se tornar perigosa em virtude das queimaduras. Até mesmo por isso, no último dia 6 de junho foi comemorado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, campanha dentro do "Junho Laranja". 

Após dois anos, devido ao período de pandemia provocado pelo Covid-19, o São João volta a ser comemorado em toda a Bahia. Apesar do período de festividades, o médico especialista em queimaduras, Victor Felzemburg, lembra que fogos e fogueiras ainda são os grandes vilões no período junino.

"Todo período de festa tem relação com bebida alcoólica. O São João tem a peculiaridade da fogueira e dos fogos, que acabam provocando acidentes de pequeno porte tratados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Na Bahia, os casos mais graves são direcionados para o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Regional em Santo Antônio de Jesus, no interior do Estado", pontua. 

Leia também:

Dentre as vilãs e grande responsável pelos casos de queimaduras está a espada, artefato de pólvora bastante utilizado em Cruz das Almas (BA) e Senhor do Bonfim (BA). "Nesse período há registros de casos causados por queimaduras com espadas, são lesões bem perigosas. Há situações que pacientes perdem a mão", afirma o especialista.

O perigo das espadas

Apaixonado pelo São João, o engenheiro Mateus Araújo já sofreu uma grave lesão provocada por uma espada.

"Estava em Senhor do Bonfim (BA) e começou uma guerra de espada. Estava na frente da casa que alugamos e a espada acabou acertando meu pé. Meu São João terminou naquele momento, pois tive que fazer raspagem e carrego essa cicatriz até hoje, de uma guerra de espada que nem participava", lembra.

Evitar receitas caseiras

Vitor Felzemburg também alerta que em caso de queimaduras, as receitas caseiras devem ser evitadas. "Todas essas teorias e sugestões para tratamento são ruis e atrapalham o processo de cicatrização, além de aumentar a dor". 

O médico lembra que o melhor tratamento para queimadura provocada por fogos ou fogueiras é lavar com água corrente por até 10 minutos.  

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp