Saúde

Estudo expõe dados impressionantes sobre uso de remédios para perda de peso; confira

Divulgação
Ozempic, Saxenda e Mounjaro são alguns dos novos remédios usados para obesidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 05/02/2024, às 18h12 - Atualizado às 18h33


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento realizado pela Epic Research, nos Estados Unidos, aponta que uma em cada cinco pessoas voltam a engordar após interromperem o tratamento com médicamentos da "nova geração" para perda de peso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Apesar da estatística voltada para o ganho de peso, ainda existe uma parcela equivalente a 35% da população que segue em processo de emagrecimento, mesmo depois de ter parado de tomar os remédios. 

"Isso sugere que estes medicamentos podem ter um impacto duradouro no controle do peso, mesmo após a cessação [...] Pesquisas futuras poderiam se concentrar na compreensão das razões para a recuperação do peso após a descontinuação desses medicamentos e explorar os efeitos a longo prazo que esses medicamentos têm no controle de peso e outros efeitos colaterais", explicou. 

O levantamento não foi publicado numa revista científica, portanto não foi revisado por pares. Porém, traz um olhar sobre um amplo número de pessoas que fizeram uso da semaglutida para perder peso

Os responsáveis selecionaram do banco de dados indivíduos para os quais os remédios foram prescritos por um período determinado entre janeiro de 2017 e janeiro de 2023.

Resultados em números

Resultados da análise indicaram que 17,7% dos pacientes que utilizaram a semalgutida, e 18,7% do grupo da liraglutida, recuperaram 100% do peso ou mais depois de 12 meses do uso. Outros 26%, em ambas as medicações, recuperaram de 25% a 100% do peso perdido. Ao todo, aproximadamente 44% tivera algum ganho com o fim do tratamento.

No entanto, o levantamento também revelou que cerca de 35% continuaram a emagrecer. 19% destes pacientes, dos dois remédios, chegaram a perder mais de 100% do que haviam anteriormente. Outros 17%, no caso da semaglutida, e 16%, no da liraglutida, perderam entre 26% e 100% mesmo com o fim do uso dos medicamentos.

Outros 20% oscilaram entre um ganho de até 24% ou uma perda de até 25% dos quilos que sumiram durante o tratamento, o que os pesquisadores consideraram um cenário de manutenção do peso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp