Saúde

EUA gastará quantia bilionário para conter gripe aviária; saiba quanto

Reprodução/TV Anhanguera
Até então, já foram U$ 793 milhões gastos em resposta ao surto da gripe aviária nos Estados Unidos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Anhanguera

Publicado em 23/06/2023, às 21h23   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) anunciou, nesta sexta-feira (23), que gastará U$ 502 milhões, cerca de R$ 2 bilhões e 400 milhões, para garantir a contenção de qualquer futuro caso de gripe aviária no país, à medida que o pior surto do vírus já se estabilizou.

A gripe aviária matou 58,7 milhões de frangos, perus e outras aves em 47 estados norte-americanos desde janeiro de 2022, número recorde no país. Dados são dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças do dia 7 de junho. Não houve novos casos em lotes de aves comerciais desde 19 de abril de 2023, ou em lotes de quintal desde 18 de maio de 2023, disse o USDA.

O novo financiamento permitirá que o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento (APHIS) esteja preparado para a possibilidade de futuros surtos, já que o vírus continua a se espalhar em outros países, afirmou a USDA.

Até então, já foram U$ 793 milhões gastos em resposta ao surto, incluindo o descarte de aves mortas, a implementação de quarentenas e a realização de vigilância.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp