Saúde

Falta de orgasmos gera frustração sexual e pode afetar saúde mental da mulher

Divulgação
Saúde mental da mulher é comprometida pela falta de orgasmos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/06/2022, às 14h01   Redação BNews



Um estudo sobre sexo pós-pandêmico mostrou que 30% das mulheres entrevistadas acreditam que suas vidas sexuais melhoraram. Isso mostra que ainda temos 70% das mulheres com dificuldade de se satisfazerem na cama, segundo estudo realizado pelo Instituto Kinsey, dos Estados Unidos. O problema na cama pode refletir na autoestima e virar um ciclo negativo.

E se os orgasmos liberam os hormônios endorfina e oxitocina, responsáveis pelo bem-estar, a ausência dele pode fazer seu corpo se encher de cortisol, esse hormônio, por sua vez, responsável pelo estresse e pela irritação. O pavio curto vai refletir na sua vida muito além da cama. “A frustração sexual afeta diretamente o psicológico e o emocional da pessoa, principalmente sua qualidade de vida”, diz ao Universa a psicóloga Cilene Dantas, especialista em terapia de casais.

Leia também:

Latam abre vaga para Assistente de Operações do Serviço de Bordo; confira requisitos
Setor aéreo e órgão ligado ao Poder Executivo procuram soluções para alta na querosene de aviação

Como lidar

“A frustração sexual é uma recusa da satisfação, que está associada à impotência e ao desânimo. Como a pessoa vai lidar com isso? Ela pode sentir que o parceiro não a vê como pessoa desejante e que foca apenas em seu prazer no ato sexual”, destaca Cileide. A mulher e o homem têm tempos diferentes na hora de se satisfazerem no sexo. Se o parceiro não vê, aquilo se torna um fardo na vida da mulher.

“Esse sentimento leva a um efeito cascata. A pessoa não fica apenas triste na hora do ato sexual, mas carrega também consequência daquilo em várias camadas”, diz o psicólogo Yuri Busin, mestre e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. O especialista exemplifica: se você não está feliz no trabalho, não quer dizer que, ao desligar seu computador, será inundado por um êxtase extremo. No sexo é a mesma coisa.

“Quem se sente frustrado com o sexo acaba tendo dores emocionais e se cobrando, por não estar satisfeito no relacionamento. E isso acaba trazendo um mau humor na sua vida”, diz Yuri.

Se você sabe que vai ficar tensa e ansiosa na próxima vez que encontrar o parceiro, por exemplo, não ficará tranquila nos dias anteriores a esse encontro. Pelo contrário, os momentos que antecedem serão bastante angustiantes. “Óbvio que o sexo tem um reflexo muito importante dentro do que se passa em um relacionamento. E isso impacta fora dele”, completa Yuri.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags