Saúde

Local onde você guarda o vinagre pode causar riscos à sua saúde; entenda

Pixabay
Se for armazenado em local inadequado, o condimento pode se tornar fonte de crescimento de bactérias  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 08/03/2024, às 18h12   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ser comum, o hábito de armazenar vinagre no armário ou qualquer outro local que não seja refrigerado pode representar um verdadeiro mal à saúde. Isso porque, assim como outros alimentos, a exemplo do ketchup, mostarda e maionese, depois de ser aberto, o condimento deve mantido dentro da geladeira.

De acordo com a nutricionista Marcella Oliveira, “a melhor forma de armazenar o vinagre antes de ser aberto é em local fresco, seco e escuro, como despensas ou armários”. No entanto, depois de aberto, “o local ideal para guardar o condimento é a geladeira”, explicou ao jornal O Globo.

Quem também chamou a atenção para o assunto foi a médica Lorena Balestra, especialista em nutrologia e endocrinologia, que explicou o pelo qual o vinagre deve ser mantido em ambiente refrigerado.

Segundo a especialista, por ser um condimento feito através da fermentação de alimentos, como frutas, o vinagre é mais suscetível à proliferação de microrganismos indesejados. “As bactérias conhecidas como acetobactérias convertem os açúcares da preparação em álcool e, posteriormente, em ácido acético, o principal componente do vinagre e o responsável por seu sabor ácido”, informou.

Quando armazenado em local inadequado, como próximo a fontes de calor, luz direta do sol ou umidade excessiva, o vinagre pode se transformar em fonte de crescimento de bactérias patogênicas e fungos, que se concentram no fundo do frasco do produto.

Uma vez contaminado por estes microrganismos, o vinagre pode causar intoxicação alimentar, que gera sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e até febre. "Busque ajuda médica se houver sinais de desidratação, como boca seca e urina escura, ou se ocorrerem sintomas graves, como febre alta ou sangue nas fezes", alertou a médica.

O sabor e a qualidade do vinagre também podem ser afetados pela forma de armazenamento do condimento, tornando-o inadequado para consumo e menos agradável ao paladar. Ainda de acordo com a nutricionista, manter o produto tampado e refrigerado na geladeira evita a proliferação de microrganismos e preserva seu o sabor original.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp