Saúde

Micareta de Feira reforça cuidados com à saúde sexual com estande de testagem de ISTs

Divulgação
Micareta de Feira implementa novos métodos para garantir segurança sexual de foliões  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 16/04/2024, às 15h08


FacebookTwitterWhatsApp

A população de Feira de Santana já está ansiosa pelo início da Micareta de Feira, maior Carnaval fora de época do Estado, que ocorrerá de quinta-feira (18) até o domingo (21). Durante o evento, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), reforçou as medidas de segurança à saúde sexual por meio de um stande de testagem de ISTs.

Para o evento, serão investidos cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde durante a festividade que ocorrer´á no Circuito Maneca Ferreira. Além dessas medidas, haverão 470 plantões nas áreas de assistência estadual, contando com um número 104% a mais que no ano anterior.

ft


Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado, estará presente na micareta e falou sobre o evento. "A Micareta de Feira reúne milhares baianos e visitantes e uma festa deste tamanho precisa contar com uma assistência à saúde forte e também o cuidado com a população com ações de prevenção e vigilância. Não estamos medindo esforços para que a rede estadual de saúde de Feira dê todo o suporte aos foliões, com um atendimento de qualidade como ele merece", afirmou.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) contará com um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que deve ser acionado em casos de acidentes graves, tendo capacidade para atender a 45 pessoas simultaneamente. O Hospital Estadual da Criança (HEC), a Policlínica Regional de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também estarão atendendo as pessoas que precisarem.

ft

Logo no circuito, o estande de Testagem Rápida, localizado na Antiga Norauto, oferecerá testes  para HIV, sífilis e hepatites B e C, onde o paciente contará com assistência social e encaminhamento para consulta caso o teste dê positivo. Além disso, as esquipes da Sesab distribuirão 500 mil preservativos e material educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

"Nossa estratégia de testagem e prevenção tem dado certo desde o ano passado, evitando a propagação de ISTs e auxiliando no tratamento das pessoas que, por ventura, testem positivo Com isso, juntamos a vigilância e a assistência em uma só ação e com largo alcance à população", declarou Roberta Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp