Saúde

Ministra da Saúde destaca importância da prevenção à dengue durante visita à Bahia

Divulgação
A Bahia registra 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/03/2024, às 21h48   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou as instalações do Instituto Couto Maia, em Salvador, neste sábado (2), acompanhada da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana. O equipamento é o maior e mais moderno hospital de doenças infectocontagiosas do Brasil, sendo também referência estadual para o atendimento a pacientes com quadro grave de Dengue.

“A presença da ministra da Saúde em Salvador não foi apenas simbólica, mas um testemunho do apoio e da seriedade com que o governo federal encara essa luta”, afirma a secretária Roberta Santana.

Construído pelo Governo do Estado há cinco anos, o Icom já tinha sido destaque nacional no tratamento de pacientes com Covid-19 durante a pandemia e agora volta a se destacar. Em janeiro e fevereiro de 2023, 35 pacientes foram atendidos, enquanto no mesmo período deste ano, o número saltou para 102, um aumento superior a 190%. Este crescimento no número de casos atendidos destaca a urgência contínua da mobilização e a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

Após conversar com pacientes, a ministra da Saúde reiterou a importância da prevenção à doença. “A mobilização e a conscientização são nossas principais armas nesse combate. Cada indivíduo tem um papel crucial, e juntos, podemos reduzir significativamente a incidência da Dengue. A prevenção é a chave, e cada ação conta. Bastam 10 minutos para verificar se em casa tem algum foco do mosquito. Vamos unir forças para proteger nossa saúde e nosso futuro”, disse a ministra.

Cenário da Dengue na Bahia

A Bahia registra 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, ⁠64 cidades estão em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp