Saúde

Mutação genética causa câncer em 10 crianças concebidas com esperma do mesmo doador; entenda

Reprodução Agência Brasil / Débora Barreto/Fiocruz
A mutação não fazia parte da triagem na época da coleta  |   Bnews - Divulgação Reprodução Agência Brasil / Débora Barreto/Fiocruz
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 27/05/2025, às 05h00



Mais de 67 famílias europeias usaram um material genético que causou câncer em dez crianças. Concebidas com o esperma do mesmo homem foram diagnosticadas com diferentes tipos de câncer, como leucemia e linfoma não-Hodgkin.

Os casos aconteceram na Europa e a origem foi rastreada até chegar a uma mutação genética rara presente no material doado por um único homem e usado por ao menos 67 famílias. O número exato não foi divulgado por motivos de privacidade.

Duas famílias procuraram clínicas de fertilidade ao descobrirem que seus filhos tinham cânceres ligados à síndrome de Li-Fraumeni, uma condição hereditária associada a alterações no gene TP53 e chamaram atenção pela coincidência.

Ao todo, 23 crianças ao todo herdaram a mutação genética, sendo que 10 delas desenvolveram câncer. O esperma usado nos procedimentos foi fornecido pelo Banco Europeu de Esperma, que recruta doadores na Dinamarca, Alemanha e Holanda.

A mutação não fazia parte da triagem na época da coleta e logo após os casos virem à tona, todas as clínicas envolvidas foram alertadas. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)