Saúde

Nutricionista dá dicas de alimentos que ajudam na prevenção à gripe; confira

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Alimentação é peça-chave na prevenção à gripe em meio a surto  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 26/12/2021, às 07h00   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à alta dos casos da gripe Influenza A, do subtipo H3N2, que atinge Salvador e outras cidades brasileiras, a alimentação é peça-chave para aumentar a nossa imunidade diante do vírus (vale reforçar que a vacinação é indispensável).

Em conversa com o BNews, a nutricionista Carla Reis deu dicas de alimentos que podem ajudar na prevenção à contaminação.

Confira:

1 - Tenha alimentos variados no dia a dia. Quanto mais variedade, mais nutrientes (vitaminas e minerais). Caso esteja sem apetite, opte por alimentos de fácil digestão e deglutição: purês batidos com legumes, sopas e caldos. Evite pular refeições.

2 - Preste atenção na hidratação diária. É muito importante observar o consumo de água e líquidos.

3 - Adicione alho na alimentação. O alho é rico em alicina, que tem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória natural, ajudando ou prevenindo infecção por bactérias, vírus e fungos. Faça pasta de alho ou adicione na própria refeição picadinho. Se for in natura, melhor! 

4 - Ao acordar, faça um shot com água e extrato de própolis verde (entre os extratos é o mais indicado, devido à ação anti-inflamatória, antifúngica e antiviral), limão (rico em vitamina C), cúrcuma (poderoso antioxidante natural) e gengibre. 

5 - Aumente o consumo de peixes e oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju e amêndoas). Eles são excelentes fontes de ômega 3, além do zinco que atua diretamente na imunidade.

> Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp