Geral

BNews Verão: alta estação chega acompanhada de incertezas e expectativas sobre a Covid-19 e o Carnaval

BNews // Reprodução
Projeto BNews Verão traz notícias sobre incertezas em relação à Covid-19, gripe, eventos e Carnaval  |   Bnews - Divulgação BNews // Reprodução

Publicado em 21/12/2021, às 12h56 - Atualizado às 15h50   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O verão 2021 / 2022 começa, oficialmente, às 12h59 desta terça-feira (21/12). Com a estação mais quente do ano, chegam também incertezas e questionamentos acerca de diversos assuntos. Pandemia do coronavírus, gripe H3N2, Carnaval e festas de largo são algumas temáticas que estão na boca do povo de Salvador, mas que são tão incertas quanto recorrentes.

A incógnita que, talvez, seja a origem de todas as outras é o novo coronavírus, sobretudo a variante ômicron, que tem causado preocupação na Europa e que também chegou ao Brasil trazendo muito temor. Com 27 casos confirmados da variante ômicron, o Brasil até figura em posição favorável em relação a outros países. Mas as festas de fim de ano e os eventos que acontecerão no período da alta estação devem atrair turistas de fora e grande movimentação de pessoas entre os estados brasileiros, o que pode favorecer a proliferação da variante, que ainda não chegou à Bahia.

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, se mostrou preocupado com relação ao réveillon e verão. "Há uma preocupação muito grande com a chegada do verão em relação a intensificação das atividades sociais. Não só festas e eventos com bilheteria, mas também as confraternizações, as atividads sociais. Isso pode aumentar a disseminação da gripe, por exemplo, que estamos sofrendo nesse momento, e da própria Covid-19", afirmou ao BNews.

Apesar dar preocupação, Prates traz, também, um pedido: "a gente apela às pessoas pra continuar usando máscara e, também, para se vacinarem contra a gripe e contra a Covid. Essas são as principais soluções contra as nossas preocupações".

Mesmo com o apelo do secretário, ainda não há indicativo de que a pandemia chegue ao fim. Porém, aos poucos alguns setores estão se recuperando, entre eles o de viagens e turismo. E o secretário Fábio Mota, de Cultura de Turismo, afirmou que está confiante com a chegada do verão e que "a retomada do setor é uma realidade em Salvador".

"Temos níveis semelhantes aos de antes da pandemia. Tem também a chegada dos cruzeiros, que trouxe de volta o setor que faltava no aquecimento do turismo em Salvador. Mesmo com a continuidade da pandemia, nós continuamos confiantes que teremos um verão nos níveis da época de antes da pandemia", ressaltou.

O gestor explicou que a ômicron não representa uma grande preocupação devido ao índice de vacinados na capital baiana, mas pregou cautela com relação ao surto da gripe H3N2: "Com a nova variante não temos [preocupação] porque temos um dos melhores índices de contingente de pessoas vacinadas no Brasil. Então, mesmo com a chegada da variante não temos casos e mortes. Mas a gripe sim [preocupa], porque é uma coisa nova e as pessoas relaxaram por causa da diminuição da Covid".

Questionado, então, sobre a incerteza acerca da realização do Carnaval em 2022, Fábio Mota afirmou que a prefeitura tem um plano B: "Estamos aguardando a questão do decreto. Se o decreto for pela não realização do Carnaval, temos alguns projetos de festas fechadas que a gente vai aguardar a decisão do governador e do prefeito pra a gente apresentar

Apesar da empolgação de Mota, os empresários da área do entretenimento veem com mais cautela o período da alta estação. Michel Cohem, sócio da Diva Entretenimento, responsável por diversos eventos e pelo Camarote Harém, afirmou que a "incerteza" reinou durante dois anos, mas agora a situação começa a dar sinais de melhora.

"Acho que melhor palavra que pode refletir esses dois anos é incerteza. Realmente, só agora as coisas começaram a dar sinais de que vão voltar ao normal, e a gente estava apreensivo, aguardando muito por que a gente não queria lançar nenhum evento sem a confirmação de que aconteceria ou não. Tanto que nosso primeiro evento de verão é nosso réveillon no Espanhol. Mas a gente ainda tá nessa expectativa", afirmou ao BNews.

O empresário ressaltou a importância de seguir os protocolos estabelecidos pelo poder público: "estamos retomando cumprindo todos os protocolos, frizando que será exigida a carteira de vacinação. Estamos montando equema para que a entrada seja rápida com essa triagem".

Michel Cohem diz estar confiante que a situação vai melhorar: "Estamos confiantes que as coisas possam voltar ao normal, que a população siga se vacinando e que possamos voltar à normalidade. Salvador é uma cidade que respira festa, tem tudo a ver com festa, e a gente precisa retormar esse nosso DNA baiano que é de fazer eventos".

Também envolvido com eventos há muito tempo, Aldo Benevides, sócio da AMB, tem uma visão ainda mais otimista para o verão. "O início do verão tem sido muito bom porque quem estava sem nada já tá começando a trabalhar. Algumas festas já aconteceram, outras estão programadas pra acontecer", afirmou.

O empresário ponderou que "continua sendo difícil, porque é complicado planejar um evento sem saber o que vai acontecer. A gente espera que os próximos meses sejam do início do fim da pandemia, porque essa variante da ômicron veio como um grande alarde, mas graças a Deus está sendo provado a cada dia que ela é a menos nociva de todas. Ela é um sinal de que está acabando a pandemia".

Aldo lembra que é necessário que as festas gratuitas para o grande público, que não tem dinheiro para pagar ingressos caros em eventos fechados, voltem a acontecer dentro do possível: "Quanto às festas de largo e Carnaval, as festas populares de maior concentração de público, a gente ainda tem que lutar muito para que elas voltem a acontecer, porque é isso que faz da Bahia um estado democrático no sentido da folia. Não adianta ter festa fechada, com ingressos caros, onde pessoas que têm condições podem entrar e outras pessoas com menos condições não têm essa possibilidade. Por isso, precisamos que voltem essas festas de largo, Carnaval de rua, etc. Aí é a gente pressionar, lógico que com cautela, os governantes, para que eles liberem isso e a gente volte a trabalhar".

O empresário Ricardo Cal, da Oquei Entretenimento, prega cautela e pede paciência para que a pandemia seja vencida. "Ainda estamos em pandemia e os cuidados ainda precisam ser mantidos, mesmo que estejamos aos poucos voltando a nossa normalidade. E com certeza só venceremos essa guerra se todos nós tivermos essa consciência. No entanto, acredito que o pior já tenha passado, e isso se reflete nos números".

Ricardo aponta, também, os desafios de um verão de incertezas e, sobretudo, atípico para o povo baiano: "o verão chegou e com ele todos os desafios em realizar projetos que traduzam esse período tão importante na cidade, sem que a gente retroceda nas vitórias alcançadas até aqui. Vivemos momentos de incertezas e de cancelamentos de grandes projetos e eventos a exemplo do Réveillon público da cidade, porém não podemos deixar de oferecer um calendário de eventos seguindo os protocolos e mantendo a segurança sanitária".

Apesar de tanta incerteza, o empresário afirma que sua produtora de eventos está pronta para lançar eventos no calendário de festas de 2022. "A Oquei ao longo da pandemia teve a preocupação de manter projetos seguindo as etapas de reabertura e não será diferente agora. Estamos preparados para fazer o melhor verão dentro do que é possível. E assim que passar tudo isso, já preparar o calendário da empresa ao longo de 2022, pensando até mesmo no próximo Carnaval, dentro da normalidade e fazendo o que nós baianos fazemos de melhor: levar alegria para as pessoas".

Com o cancelamento do Réveillon de Salvador, anunciado pelo prefeito Bruno Reis, e possibilidade de cancelamento do Carnaval, muitos empresários estão em busca de alternativas. Os sócios do Grupo San realizarão, no Centro de Convenções de Salvador, um evento com artistas como Ivete Sangalo e Claudia Leitte no período em que seria o Carnaval. Camarotes como o Salvador, Villa Mix e Othon devem funcionar independentemente de a folia acontecer nas ruas da capital baiana.

Outro setor bastante impactado pela pandemia do novo coronavírus, o comércio também tem apresentado recuperação nos últimos meses. Em entrevista ao BNews, o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, se mostrou confiante: "Apesar do cenário ainda de incertezas, enxergamos com otimismo este início de ano. Um dos motivos para isto é o avanço da vacinação contra a Covid em nosso Estado e nossa capital e a consecutiva queda expressiva no contágio e no número de mortes. É um dado que anima o Comércio, após longos períodos de crise e de portas fechadas por conta da pandemia".

Segundo Andrade, o comércio varejista baiano vai fechar 2021 com saldo positivo: "De acordo com a nossa consultoria econômica, o Comércio Varejista baiano deve encerrar este ano com um crescimento de 9,6% na comparação com 2020".

Se incertezas e atipicidades rondam a nova estação que se inicia hoje, o clima também deve seguir o padrão. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, a possibilidade é que chova 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022 em Salvador.

O meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, informou que a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.

Em entrevista ao BNews, Sosthenes Macedo, diretor da Codesal, explicou o que pode acontecer no verão em relação ao tempo, inclusive com possibilidade de chuva de granizo: "Em 2021, tivemos o novembro que mais choveu nos últimos 10 anos. Em dezembro, nossa média histórica para todo o mês é 58,1 mm. Em nosso pluviômetro de referência, o de Ondina, já aponta 198,4 mm, sem contar a chuva de hoje. Ano passado tivemos chuva de granizo, reflexo das mudanças climáticas. É possível que até janeiro tenhamos esse tipo de fenômeno e intensificação das chuvas por conta do La Niña.

Diante de tanta incerteza e expectativa, a única certeza que podemos ter é que o uso da máscara e a vacinação seguem sendo fundamentais para que possamos ter dias mais tranquilos e previsíveis daqui pra frente.  O BNews, através do projeto BNews Verão, vai deixar os leitores muito bem informados com notícias sobre eventos, clima, praias, ensaios, life style, alimentação e todas as temáticas que, de alguma forma, sejam ligadas ao verão. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp