Saúde

Oftalmologista dá dicas de cuidados com a saúde ocular; saiba quando buscar atendimento

Reprodução/CEOQ Salvador
A oftalmologista Tatiana Queiroz informou quando é necessário recorrer à ajuda de um profissional para cuidar da saúde ocular  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CEOQ Salvador
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 22/03/2023, às 16h35


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ser um dos principais sentidos do corpo humano, a visão não é tratada com a atenção que merece. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista. Embora não faça parte da rotina de muitas pessoas, os cuidados com a saúde ocular são de extrema importância para a preservação da visão e podem ser adotados de forma simples. Em entrevista ao BNews, a oftalmologista Tatiana Queiroz informou como isso é possível.

Confira as dicas de cuidados com a saúde ocular:

Segundo a médica, que juntamente com o oftalmologista Jivago Queiroz, inaugurou, na última sexta-feira (17), a nova unidade do Centro Especializado Oftalmológico Queiroz (CEOQ) Hospital de Olhos, localizada na Avenida Manoel Dias, em Salvador, a consulta com a especialidade deve ser realizada anualmente. “Desta forma, é possível evitar, muitas vezes, a perda da visão, como por exemplo o glaucoma, uma doença silenciosa que é a principal causa de cegueira irreversível”, explica.

Entre os cuidados básicos com a saúde ocular, estão os “exames oftalmológicos de rotina, uso correto das medicações prescritas pelo profissional oftalmologista, bem como o uso correto dos óculos de grau e/ou solares com proteção UV”, orienta a especialista.

No CEOQ Hospital de Olhos, é possível realizar exames como topografia corneana, paquimetria, microscopia especular, aberrometria, tonometria, mapeamento de retina, retinografia, campo visual, teste de lentes de contato, ultrassonografia ocular, entre outros.

Já nos casos onde o paciente é portador de doenças oculares, o atendimento com o oftalmologista deve ser realizado com maior frequência. “Alguns pacientes necessitam de avaliação semestral se forem portadores de algumas patologias”, alerta Tatiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp